A Unesc viveu, nesta sexta-feira (14), uma noite de celebração com duas conquistas marcantes para o avanço da pesquisa, inovação e saúde no Sul de Santa Catarina. A universidade recebeu o governador Jorginho Mello para inaugurar os novos Laboratórios Multiusuários do Iparque e o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), investimentos que somam R$ 7,5 milhões e reforçam o papel da instituição como referência regional.
O governador destacou o compromisso com a região Sul e a importância das entregas feitas em parceria com a Unesc. “Sou um governador que está cuidando do Sul como ninguém. Estamos fazendo obras e entregas importantes, inclusive na educação. Os novos laboratórios são fundamentais para fortalecer ciência, pesquisa e inovação. A Unesc já é referência e exporta conhecimento para todos os municípios. Essa entrega é resultado de parceria e vai turbinar ainda mais os serviços prestados”, afirma ele.
Já a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, ressalta o orgulho da instituição em contribuir para a estrutura científica do estado. “A FAPESC está honrada em estar na Unesc para inaugurar esses três Multilabs. Eles fazem parte do maior edital da história da Fundação, que destinou R$ 112 milhões para 50 laboratórios de ponta em Santa Catarina. É uma alegria ver investimentos que aproximam universidade e setor produtivo, trazendo soluções reais para a região. A Unesc está de parabéns, e queremos voltar para inaugurar ainda mais laboratórios", diz.
Ciência que vira resultado
Os novos espaços fortalecem a missão da universidade, transformando a vida das pessoas da comunidade. A Secretária de Educação de Santa Catarina, reforça a importância do investimento na ciência. “Aqui, a ciência se transforma em resultados que melhoram a vida das pessoas. Seja pelos serviços prestados para as cidades, pelos laboratórios ou por tantas outras frentes de atuação, a Unesc entrega conhecimento que vira atitude e impacto social”, afirma ela.
CER II: mais uma entrega para a saúde da região
Além dos laboratórios, foi inaugurado o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que amplia a oferta de atendimentos nas áreas de reabilitação física e intelectual, reforçando a capacidade da universidade de chegar à comunidade com serviços de excelência. O atendimento para toda a região está crescendo e se fortalecendo, oferecendo uma estrutura e serviços que mudam e oferecem esperanças para os pacientes.
“O CER II representa a excelência da Unesc. Nossa clínica integrada é o maior equipamento de transformação social na área da saúde. Realizamos mais de 200 mil atendimentos ao ano, atendendo não só Criciúma, mas toda a macrorregião Sul. Isso acontece porque caminhamos de mãos dadas com os municípios e porque nossos profissionais fazem da Unesc uma referência", fala a Gisele Coelho, reitora da Unesc.
Luciane também destacou a transformação do espaço onde, hoje, funciona o CER II. “O CER II é um sonho que nasceu de planejamento e visão. Onde antes era apenas um estacionamento, hoje temos um centro completo de reabilitação, pensado para acolher e cuidar das pessoas da nossa região", finaliza.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!