Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Jefferson desiste de concorrer a prefeito. Vai apoiar Kaminski (VÍDEOS)

Grupo que vinha apoiando pré-candidatura do advogado anuncia filiação ao PSL
Denis Luciano / Heitor Araújo Criciúma, SC, 20/02/2020 - 14:27 Atualizado em 20/02/2020 - 15:04
Foto: Heitor Araújo / 4oito / Vídeo: Alexandre Back / Especial
Foto: Heitor Araújo / 4oito / Vídeo: Alexandre Back / Especial

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um a menos na corrida ao Paço Municipal em Criciúma. O advogado Jefferson Monteiro desistiu de concorrer a prefeito. Ele anunciou a decisão em reunião no começo da tarde desta quinta-feira, 20, em um restaurante da cidade. "A política não é de cima para baixo, do telhado, mas sim pela base, o olho das pessoas. Depois da decisão tomada, da imposição de um tipo de política, nós reunimos o nosso grupo e unidos decidimos seguir um caminho diferente, aquele que estávamos seguindo até então. Esse grupo continua unido e forte", destacou.

"Estamos aqui para dizer que o Jefferson Monteiro, neste momento, num ato de entendimento, de um projeto maior para Criciúma, não é um projeto individual mas sim pensando nas pessoas, nós vamos declarar filiação em bloco ao PSL, e ao mesmo tempo em que a gente anuncia, abdicando de um sonho pessoal, de ajudar as pessoas, trabalhar pelas pessoas, recuo do projeto de pré-candidatura a prefeito, e passo, juntamente com todos que estão aqui comigo, a apoiar o projeto de renovação representado pela candidatura do vereador Kaminski", afirmou, recebendo aplausos dos presentes.

Kaminski já havia acertado detalhes da sua migração do PSDB para o PSL, visando representar o partido do governador Carlos Moisés na disputa de outubro. Foram citados no ato como novos membros do PSL o vereador Edson Paiol (hoje no PP), o suplente de vereador Alison Pires (do PSDB), além de Kaminski, que estava ao lado de Jefferson Monteiro quando do anúncio. Os ex-vereadores Izio Inácio, o Hulk, e Toninho Izidorio estão entre outros que também vão se filiar ao PSL para compor a nominata do partido à Câmara.

Alternativas: chapa pura ou coligação

O PSL, com Kaminski na cabeça, não descarta a hipótese de uma chapa pura para concorrer em outubro, na qual poderia contar com Jefferson Monteiro ou Alison Pires como candidato a vice-prefeito. Em caso de coligação com o DEM, a presidente municipal do partido, professora Lisiane Tuon, seria a alternativa. "Mas não descartamos outras parcerias também", afirmou Kaminski. O pré-candidato do PSL - ele ainda não está filiado ao partido, deve migrar do PSDB no próximo dia 5 - elogiou a postura de Jefferson Monteiro. "Estamos unidos por um projeto muito maior, que não é para hoje, mas representa uma eleição em 2020 mas, acima de tudo, a consolidação de uma proposta de renovação", afirmou Kaminski.

O deputado federal Fábio Schiochet, presidente estadual do PSL, foi representado no ato pelo assessor Walter Tiscoski. Schiochet alinhou com Kaminski, na semana passada, a filiação do vereador ao PSL para representar o projeto do governador Carlos Moisés na eleição de outubro em Criciúma. "Em nenhum momento entre nós (Kaminski e Jefferson) houve desconforto, demérito ou desconstrução, muito pelo contrário. Tudo o que articulamos ao longo do tempo, sempre teve uma conotação de união, de aproximação", sublinhou Kaminski. "Temos uma grande oportunidade, a partir do convite do presidente Schiochet, ele visitou a nossa equipe, a equipe do Jefferson, e deu um start para que estivéssemos aqui hoje. Nessa semana um representante do governador Moisés veio resolver essa situação, nos visitou e visitou a equipe do Jefferson, e ontem em reunião juntamos esses pontos, em um momento exclusivamente do Jefferson, temos a satisfação de contar com esse projeto grandioso para Criciúma", emendou o vereador.

Opiniões

O suplente de vereador Diego Goulart (DEM) esteve no ato e avalizou o apoio a Kaminski. "A cidade só ri no dia 6 de janeiro, quando inauguram um parque, e a cidade fica triste o ano inteiro. Não tem nada que dê sorrisos às pessoas, é uma cidade engessada", criticou. Para o suplente de vereador Alison Pires, que cumpriu boa parte do mandato pelo PSDB na Câmara, Kaminski representa a união pela cidade. "Ninguém aqui tem vaidade pessoal, todos têm seus sonhos, mas o projeto maior é a cidade. Por conta disso, parabenizo ao Jefferson pelo gesto de recuar, apoiando uma candidatura única com o mesmo propósito. As pessoas aqui estão com a mesma mentalidade de humanização e resgate da autoestima da cidade. Com esse grupo unido nós sairemos vencedores", pontuou Pires, agora a caminho do PSL. Ele chegou a ser cogitado para participar de alguma chapa majoritária em outubro, mas deverá mesmo buscar uma cadeira na Câmara.

A região também esteve representada no ato. O vereador Maciel da Soler (MDB), de Forquilhinha, pré-candidato a prefeito, afirmou que Kaminski representa uma visão regional. "Todos entendemos na região o quão importante Criciúma é nesse contexto regional. Percebemos o quanto Criciúma está fechada para um crescimento regional, daí começamos uma caminhada pela região mas entendemos a dificuldade de montar um projeto regional, que não pense somente em Criciúma, e que a região também ganhe", afirmou. "Com muita humildade, todos aqui entenderam esse propósito, e fomos discutir a união desse grupo, isso também pesou. A gente não podia pensar somente em Criciúma, Criciúma merece todo o respeito", complementou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito