Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Jaguaruna sem dois terços dos passageiros

Latam está sem operar no Regional Sul desde a última quinta-feira. Só a Azul continua
Por Denis Luciano Jaguaruna, SC, 25/03/2019 - 06:39
Arquivo / A Tribuna
Arquivo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde quinta-feira, o problema tem sido o mesmo para os passageiros da Latam que embarcariam às 15h10min em Jaguaruna com destino a São Paulo. Sem aeronave, ou aceita o paliativo – transporte rodoviário até Florianópolis para então embarcar – ou então perde a viagem. O problema técnico que tirou de operação o caminhão de bombeiros que serve à guarnição no aeroporto vem gerando prejuízos desde então.

“É uma decisão da Latam, que não operou na quinta, sexta nem fim de semana. De fato é um prejuízo grande”, reconhece Fernando Castro, gerente-geral da RDL Aeroportos, gestora do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi.

Ainda não há certeza se a Latam operará nesta segunda-feira. A princípio, o sistema ainda acusa chegada de voo vindo de Congonhas às 14h35min e o embarque às 15h10min com destino à capital paulista. “Mas como nada mudou de sexta para cá, imaginamos que a Latam continue com essa decisão de não voar”, lamenta o gerente. “Essa confirmação só teremos no fim da manhã”, registra.

Sobre o prejuízo, a Latam movimenta cerca de 65% dos passageiros que fazem uso do aeroporto em Jaguaruna. “É essa a proporção aproximada, cerca de dois terços dos passageiros são da Latam e uns 35%, por tamanho de aeronave, são da Azul”, contabiliza Castro. “É um baque para o aeroporto e para a região”, avalia. “E se trata de um prejuízo que se capilariza por todas as organizações que estão inseridas no contexto. O pessoal de rampa parado por quatro dias, restaurante não vende nada, lojinha também, locadoras de veículos não alugam carros, a empresa Içarense que faz o transporte de passageiros da Latam a partir de Criciúma não transporta nada”, enumera o gerente.

Azul decide operar

Enquanto isso, a Azul Linhas Aéreas optou por continuar suas operações, mesmo com o caminhão de bombeiros ainda operando parcialmente. “Entre segunda e terça-feira (hoje e amanhã), o técnico da empresa que montou a fuselagem, as bombas e o sistema contra incêndio virá aqui no aeródromo para avaliar a situação do caminhão e o que fazer”, informa Castro.

A Azul se baseia em uma legislação federal para atender seus passageiros. “A Azul decidiu operar normalmente, baseado na resolução 455 da Anac, que preconiza que aeródromos que movimentaram menos de 160 mil passageiros nos últimos 12 nesses não precisam ter uma seção contra incêndio”, destaca. O Corpo de Bombeiros de Forquilhinha prestou apoio nas chegadas e partidas da Azul nos últimos dias. O voo desta segunda-feira, com partida às 6h05min, está confirmado.

Até fevereiro, números que só cresciam

Essa interrupção nas operações da Latam por problemas técnicos deverá impactar diretamente em números que vinham altamente positivos mês a mês em Jaguaruna. Desde dezembro, o incremento no número de passageiros movimentados pelo Regional Sul vinha sendo constante.

Em dezembro, passaram pelo aeroporto 12.703 usuários, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em janeiro, o percentual foi semelhante, em torno de 13%, acusando 12.952 passageiros. Em fevereiro, o salto foi maior, com registro de 12.258, um aumento de 25% em relação ao mesmo mês de 2018.

Outro impacto breve que o aeroporto deverá sofrer é com a mudança do horário do voo diário da Azul, que passará da manhã para a tarde, por determinação da própria empresa, alegando questões climáticas em Jaguaruna. A medida passará a valer em 2 de maio e se estenderá até 1º de setembro. Neste período, o voo das 6h05min partirá às 16h20min, com chegada às 14h15min.

“Na outra vez que houve essa troca, a Azul caiu de 90% de lotação para cerca de 30%”, confirma o gerente-geral da RDL, Fernando Castro.

As expectativas positivas continuam

Mesmo com a má notícia atual envolvendo o caminhão de bombeiros e os problemas decorrentes disso, há expectativas positivas para o futuro do aeroporto de Jaguaruna. Há uma negociação em curso com a Latam para que um novo voo, que já parte de Porto Alegre rumo a São Paulo, faça escala em Jaguaruna. “Esse voo sairia de Porto Alegre às 8h25min, faria escala aqui às 8h45min e partiria para São Paulo. Volta de São Paulo às 18h30min e parte para Porto Alegre às 19h15min”, revelou recentemente o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB), que foi secretário de Estado da Infraestrutura até o ano passado e acompanhou de perto o tema. A previsão é que esse incremento se confirme ainda neste semestre.

O aumento do número de passageiros não dependerá de obras no terminal, apenas ajustes. A intenção é também vocacionar o aeroporto para transporte de cargas, daí exigindo a construção de um terminal e também a ampliação da pista, atualmente de 30 metros, para 45 metros. O projeto de ampliação da pista está tramitando no Governo do Estado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito