Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Previsão do Tempo

Já deu praia em SC neste verão? Veja como foi o início da estação

Temperaturas elevadas, sol predominante e sensação de abafamento

Por Maryele Cardoso 10/01/2026 - 08:00 Atualizado há 11 horas
O verão 2026 começou mais quente do que o normal em Santa Catarina | Foto:  imagem gerada com auxilio de IA/4oito
O verão 2026 começou mais quente do que o normal em Santa Catarina | Foto:  imagem gerada com auxilio de IA/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O início do verão 2025 tem sido mais quente do que o normal em Santa Catarina. De acordo com o climatologista Márcio Sonego, os primeiros dias da estação já registram temperaturas cerca de um grau e meio acima da média histórica. “As tardes estão aproximadamente um grau mais quentes que o normal e as noites até um grau e meio acima, o que aumenta a sensação de abafamento”, explica.

Para avaliar o comportamento do tempo no litoral, Sonego analisou dados da estação meteorológica de Jaguaruna, no Sul do Estado, uma das mais próximas da faixa de praia. O verão começou oficialmente em 21 de dezembro e, desde então, apesar de alguns períodos de instabilidade, houve predominância de dias com sol e calor.

“Nós tivemos alguns dias ruins, como 22 de dezembro, 24 e 25 no Natal, além de 29 e 30 de dezembro, que foram completamente nublados, e o dia 31 um pouco mais fechado. Ainda assim, foram cerca de 11 dias bons contra cinco piores, ou seja, predominou o bom tempo nesse começo de verão”, avalia o climatologista.

LEIA MAIS: 

 

Calor acima da média marca início do verão no litoral catarinense | Foto: imagem gerada com auxilio de IA/4oito

Calor acima da média

O calor marcou presença desde o início da estação, apresentando diversas tardes registraram temperaturas acima dos 30°C, favorecendo a presença de banhistas nas praias. “No próprio dia 21 já fez 33°C no litoral, no dia 23 a temperatura voltou a atingir 33°C, e o dia mais quente até agora foi 27 de dezembro, quando chegamos a 35°C”, relata Sonego.

Em Criciúma os termômetros marcaram 37,4°C no dia 27. “Esses primeiros dias de verão mostram máximas acima da média histórica e noites mais quentes, confirmando um início de estação mais quente do que o normal”, destaca.

Vento teve poucos episódios mais intensos

Apesar do calor, o vento não foi um fator de grande incômodo para os veranistas. Segundo Sonego, houve apenas alguns episódios pontuais de rajadas mais fortes. “O vento mais intenso ocorreu no sábado, dia 3 de janeiro, com rajadas de até 56 km/h devido ao vento sul. No dia seguinte, o vento sul voltou a atuar e depois tivemos um dia de nordestão. Fora esses episódios, o vento se manteve fraco a moderado na praia”, afirma.

Sol domina e calor dispara no começo do verão catarinense | Foto: imagem gerada com auxilio de IA/4oito 

Chuva abaixo do esperado

Outro fator que favoreceu os dias de praia foi a baixa ocorrência de chuva. “Houve precipitação na noite do dia 23, no Natal, um pouco no dia 27 e também nos dias 29, 30 e 31. No geral, o período foi marcado por tempo firme”, resume o climatologista.

Em janeiro, a situação ficou ainda mais seca. “Em Jaguaruna, choveu apenas no dia 1º. Do dia 2 até o dia 8 não houve registro de chuva, somando oito dias consecutivos sem precipitação”, aponta Sonego. A tendência, segundo ele, é de continuidade desse padrão, com volumes dentro da média, mas mal distribuídos.

A previsão para os próximos 15 dias acende um alerta, especialmente para a agricultura. “No costão da serra, o acumulado pode chegar a 100 milímetros, enquanto na região de praia deve ficar em torno de 30 milímetros. Para áreas agrícolas próximas ao litoral, a irrigação será indispensável”, alerta.

Com temperaturas acima da média, pouco vento e chuva escassa, o balanço inicial do verão é positivo. “A tendência é de um verão melhor em comparação aos últimos anos no litoral sul de Santa Catarina”, conclui Márcio Sonego.

 

 

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito