Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Intensidade dos ventos de ontem surpreendeu a Defesa Civil (ÁUDIOS)

Criciúma, Içara, Forquilhinha e Meleiro foram os principais atingidos com temporal de domingo
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 18/12/2017 - 11:25 Atualizado em 18/12/2017 - 11:29
Ginásio de tênis destruído em Meleiro
Ginásio de tênis destruído em Meleiro

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na tarde de ontem a região sul de Santa Catarina foi atingida por um forte temporal, com ventos que atingiram quase 100km/h em Criciúma e quase 90km/h em Araranguá. Além do vento, granizo, chuva forte e raios também causaram grandes prejuízos. Um homem morreu no bairro Santa Líbera, em Forquilhinha, postes caíram e diversas residências, galpões e até mesmo uma escola e uma igreja foram destelhadas.

“Vários alertas e SMSs foram enviados a população para quem tem o telefone cadastrado no nosso telefone. O vendaval estava previsto, mas a potência dele nos surpreendeu, atingindo a nossa região acima dos 90km/h. Foi bastante significativo e teve alguns danos potenciais na Amrec, principalmente em Forquilhinha, Criciúma e Içara. Ele se estendeu da região do Extremo Sul até o Norte do estado. O Litoral Sul foi a região mais atingida”, contou Rosinei da Silveira, coordenador da regional de Criciúma da Defesa Civil.

Silveira conta que os estragos mais expressivos foram: a morte de um cidadão em Forquilhinha, danos na rede elétrica, destelhamentos em residências e alguns galpões de fábricas que foram bastante atingidos.

Sebastião Antônio de Souza, coordenador regional da Defesa Civil da Amesc, lembrou que além destes, nos municípios do extremo sul catarinense alguns postes de energia também caíram. “A gente segue com o levantamento de prejuízos, estamos acompanhando os municípios e vendo a possibilidade de apoio do aporte do estado”, contou.

Para ele, o município que mais sofreu com o temporal foi o de Meleiro. “Foi o que me repassou mais danos causados pelo vento de ontem. A gente mantem esse levantamento e é tudo muito difícil ter nesse momento uma exatidão dos números. Falta ver os prejuízos na rede elétrica, para saber assim qual município mais foi afetado”, comentou.

Silveira conta que, para saber quem mais sofre com os prejuízos, deve-se saber para qual direção foi o vento. “Isso tem a ver com o tipo de prejuízo, e com a sorte ou azar de aonde esta estrutura está localizada. A gente tem residências que vem um vento forte de um quadrante e não tem prejuízos e um vento um pouco mais fraco de outro quadrante, no mesmo local, pode ter prejuízo maior. Isso depende de uma série de fatores”, esclareceu.

Para esta semana, devido à instabilidade no tempo, a Defesa Civil fica em alerta e de olho na previsão. “Então fica uma dica para a população de ficar verificando rotineiramente o site e página nas redes sociais Defesa Civil e do Epagri/Ciram, aonde a gente tem uma série de alertas e previsão que a gente emite”, contou.

A Defesa Civil também possui o serviço de SMS. Para isso, basta enviar mensagem de texto com o CEP de onde você mora para o número 40199. “Fica a dica. A gente acredita que isso é típico de verão: dias muito bonitos e fim da tarde com temporal”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito