Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia garantem o fortalecimento da indústria

Em Criciúma, Instituto de Tecnologia em Cerâmica traz diferencial à região Sul do estado
Por Redação Criciúma, SC, 23/11/2021 - 21:18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um espaço que tem como missão promover a competitividade e inovação nas indústrias catarinenses, por meio do crescimento da produtividade, melhoria da qualidade e conformidade de produtos e processos e o desenvolvimento tecnológico e pesquisa aplicada. Foi com esta proposta que surgiram os Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia. Uma iniciativa que tem o principal objetivo de apoiar pequenas, médias e grandes empresas a se manterem atualizadas tecnologicamente e a fortalecerem sua presença nos mercados nacional e internacional.

“Para os desenvolvimentos tecnológicos e pesquisa aplicada, os Institutos são credenciados em órgãos de fomentos (Embrapii, Lei de Informática, entre outros) e buscam captar recursos não reembolsáveis para projetos de inovação. Embora os Institutos estejam localizados fisicamente em uma cidade de Santa Catarina, todos tem abrangência estadual e muitos em âmbito nacional”, explica o Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI/SC, responsável por todos os Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia de Santa Catarina, Mauricio Cappra Pauletti.

O Sul do Estado possui dois Institutos de Tecnologia Cerâmica (em Criciúma) e Soluções Digitais (em Tubarão). “Entretanto todos os demais tem atuado na região atendendo os diversos setores e áreas, como alimentos e bebidas, têxtil e confecções, metalmecânico, plástico, madeira e mobiliário, logística de produção, ambiental e TIC”, aponta Pauletti.

Serviços de metrologia, consultoria e inovação oferecidos em Criciúma

O Instituto SENAI de tecnologia em cerâmica de Criciúma presta serviços de metrologia, consultoria e inovação ao setor cerâmico e construção civil. “Na parte de metrologia, realizamos ensaios laboratoriais nos produtos acabados (revestimentos cerâmicos, tijolos e telhas), nas matérias primas que as cerâmicas utilizam e, para a construção civil, realizamos ensaios em suas edificações atendendo a norma de desempenho. Já na área de consultoria, auxiliamos as empresas de cerâmica e construção civil a produzirem dentro das normas atendendo os requisitos técnicos de seus produtos bem como a melhoria de seus processos tornando-os mais eficientes. Em inovação, desenvolvemos pesquisa aplicada na melhoria e desenvolvimento dos produtos de cerâmica e construção civil”, esclarece o coordenador do Instituto SENAI de Tecnologia em Cerâmica, Anselmo Medeiros Marcelino.

Os serviços prestados à indústria pelo Instituto de Criciúma, permitem que as empresas possam qualificar seus produtos para atendimento à exigências legais e normativas de programas de qualidade, fazendo com que aumente a competitividade da indústria no mercado regional, nacional e até mesmo mundial, quando se trata de exigências técnicas de alguns países para exportação dos produtos.

“A grande maioria das empresas que utilizam o serviço disponibilizado pelo Instituto de Cerâmica em Criciúma são empresas produtoras de revestimentos cerâmicos, tijolos e telhas, as mineradoras que fornecem matérias primas para as cerâmicas e as construtoras de edificações residenciais. Além disso, o SENAI também oferece um curso técnico de cerâmica neste espaço”, reforça Anselmo.

Diferencial importante para a região

De acordo com o vice-presidente regional Sul da FIESC, José Carlos Sprícigo, é fundamental a presença dos institutos SENAI de Tecnologia e Inovação em Santa Catarina. “Esta é uma forma de apoiar as indústrias que mais crescem no estado e que estão sempre em busca da inovação e de novas tecnologias.  Aqui em Criciúma não é diferente com o trabalho que é desenvolvido com a cerâmica”, esclarece Sprícigo.

Segundo o vice-presidente regional Sul, a indústria necessita sempre se desenvolver com novas tecnologias, novas ofertas, inovações e invenções. “E é claro que este trabalho desenvolvido pelo SENAI auxilia de maneira fundamental no desenvolvimento da indústria. Defendo muito que temos que buscar, junto aos sindicatos patronais que fazem parte da abrangência da FIESC Sul, utilizar todo o conhecimento que nos é disponibilizado pelos institutos do SENAI. Por isso que não cansamos de repetir que tem muito mais FIESC em nossas vidas, do que você imagina”, finaliza Spricigo.

Os interessados em conhecer mais o trabalho desenvolvidos pelos Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação podem acessar os sites: http://institutos.senai.br/ e http://institutostecnologia.senai.br/ ou entrar em contato com o Instituto de Tecnologia em Cerâmica pelo telefone: 48) 3431-7147.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito