Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Instituições de ensino focadas na fabricação de respiradores em Criciúma

Protótipo deve ficar pronto em duas semanas
Por Guilherme Nuernberg Criciúma - SC, 31/03/2020 - 14:03
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A principal preocupação dos profissionais da saúde e dos representantes do governo diante da pandemia de coronavírus, é a pouca quantidade de respiradores disponíveis nos leitos de UTI. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nenhum país do globo conseguiu atender a demanda de respiradores utilizados por conta do longo período em que o paciente necessita dele, cerca de 21 dias. 

Com a eminência da chegada do vírus a região, equipes de instituições de ensino de Criciúma estão trabalhando em cima desta questão. Fabricação de respiradores para serem utilizados nos hospitais da região. Coordenador de mestrado na Satc, o professor Anderson Daleffe afirma que a parte mecânica pode estar pronta até o fim da semana. "Fizemos uma pesquisa sobre os respiradores que já tem no mercado e alguns que estão sendo desenvolvidos. Estamos desenvolvedo um protótipo", afirmou Daleffe.

No momento também há a dificuldade para aquisição dos materiais por conta do fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais em Santa Catarina. "Estamos priorizando por insumos, material da parte elétrica, mecânica, que a gente consiga comprar aqui na região, para que na hora que ele for validado, a gente consiga produzir de forma rápida", explicou o professor. A idéia é após conseguir a parceria com a indústria para fabricar os equipamentos em maior número. "O desafio é garantir uma produção eficiente e rápida", avaliou.

A estrutura do respirador é fabricada em acrílico e o corte feito em maquinas à laser, além da parte mecânica. "Ele vai trabalhar em ciclo contínuo, direto, a gente precisa que ele tenha uma resistência para atender a demanda dos hospitais. Temos ", detalhou Daleffe. 

A Unesc também trabalha em projetos para desenvolver o primeiro protótipo de respiradores. O coordenador do curso de engenharia mecânica da universidade, Adriano Bernadin, afirmou que a intenção é entregar o primeiro equipamento em duas semanas. "A idéia é ter um equipamento de baixo custo, que seja confiável e atenda a necessidade das equipes de UTI", afirmou.

Dois equipamentos, ainda na fase de projeto, estão sendo desenvolvidos. "Um projeto mecânico, baseado em desenvolvimento aberto de um centro de pesquisa americano e o outro seria baseado em válvulas pneumáticas, desenvolvidos na própria Unesc", explicou o coordenador. "O objetivo dos dois é a garantia da segurança da saúde, dessa pessoa que venha a necessitar do respirador", emendou. 


Fabricação de EPIs

A Satc também já está produzindo um protetor de rosto, uma espécie de máscara, que será utilizada por profissionais da saúde para uma proteção ainda maior contra o vírus. "A máscara foi desenvolvida na impressora 3D. Ela tem uma proteção na face com material muito similar ao acrílico", disse o professor.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito