As inscrições para o programa Criciúma + Qualificação foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (15). A ação é relizada pelo Governo de Criciúma, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social. Os cursos, ofertados de forma gratuita na Escola Móvel do SENAI instalada na região da Santa Luzia, ampliam as oportunidades de capacitação profissional nas áreas de Construção Civil e Confecção, e fortalecem a inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
A secretária municipal de Assistência Social, Dudi Sônego, ressaltou o quanto o acesso ao programa gera novas oportunidades. “São cursos gratuitos, com ensino de qualidade e voltados para áreas que realmente oferecem empregabilidade. Nosso objetivo é garantir que mais pessoas tenham acesso à formação e possam construir um futuro com mais autonomia e dignidade”, destacou.
O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e oferece dois cursos, Pedreiro de Alvenaria e Costureira Industrial do Vestuário, ambos com carga horária de 160 horas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços de Criciúma, Thiago Fabris, os cursos foram definidos a partir das demandas identificadas nas empresas da região. “A qualificação é um dos pilares do desenvolvimento econômico. Estamos conectando a formação profissional com as reais necessidades do mercado local. O setor da construção civil e o têxtil têm vagas disponíveis, e essa é uma oportunidade concreta para que o cidadão se prepare e conquiste o seu espaço no mercado de trabalho”, ressaltou.
Vagas garantidas na área de Construção Civil
O presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Alessandro Pavei, afirmou que as demandas das empresas estão abertas e o preenchimento das vagas de pedreiro, após o curso, é garantido.
“Contamos com empresas que poderiam absorver imediatamente os profissionais formados no curso de Pedreiro de Alvenaria. São 50 vagas que praticamente já representam emprego garantido para quem concluir a capacitação. Além disso, trata-se de uma oportunidade concreta de crescimento dentro das empresas, já que a construção civil carece de mão de obra especializada”, completou.
As aulas ocorrerão na Escola Móvel do SENAI, que ficará estacionada na Rua da Paz, na entrada do bairro Vila Esperança. São 100 vagas distribuídas entre os turnos vespertino e noturno. Com início das aulas previstas para o dia 20 de outubro.
Cronograma e inscrições
- Até 15 de outubro – Período prorrogado de inscrições (presencialmente na Central de Empregos, CRAS, unidades referenciadas e na Secretaria de Assistência Social, das 8h às 17h).
- 16 de outubro – Seleção dos candidatos.
- 17 de outubro - Divulgação da lista de selecionados (no site: criciuma.sc.gov.br).
- 20 de outubro – Início das aulas.
Requisitos para participação
Para se inscrever, é necessário:
- Ter no mínimo 16 anos completos na data da inscrição;
- Ser alfabetizado;
- Residir em Criciúma, comprovando endereço;
- Apresentar documentação pessoal exigida e preencher os pré-requisitos específicos de cada curso.