Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

“Informação é conhecimento e conhecimento é poder”

Doutor em Engenharia de Produção, Claudio Shimoyama, falou sobre marketing, compras e técnicas de vendas
Erik Behenck
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 20/08/2017 - 11:37
(foto: Amanda Farias)
(foto: Amanda Farias)

Participando do Programa do Avesso, o doutor em Engenharia de Produção, CEO do Grupo Datacendo e professor do MBA (FGV), Claudio Shimoyama contou técnicas de vendas empregadas por grandes empresas e também por pequenas. 

“É um pecado a empresa não conhecer os seus clientes. O marketing tá ai para divulgar produtos. É uma definição de primeiro entender o cliente para depois atender”, contou o doutor.

Hoje os consumidores estão preocupados em comprar produtos que não façam mal ao meio ambiente, é o consumo consciente. A cada dia surgem novas técnicas de vendas, Shimoyama pensa que não devemos ficar em áreas de conforto. 

“A verdade é provisória, o processo de aprendizado é continuo, então não parem de estudar, não parem de conhecer novas ferramentas. A preguiça mata, põe o caixão que vai morrer amanhã”, disse.

Ninguém é obrigado a comprar, então o marketing trabalha nessa área, planejando campanhas para atingir o objetivo das empresas. Seguir a rotina se torna enjoativo, e o ambiente de vende deve agradar ao público. 

“Você não é obrigado a comprar, mas é estimulado. O consumidor mais consciente pensa duas vezes antes. Freud diz que 30% da compras são por impulso, uma dica é não ir no supermercado com fome”, finalizou.