Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Influenza e sarampo: mais de 46 mil pessoas precisam ser imunizadas em Criciúma

Com relação a Covid-19, 80 mil criciumenses ainda não tomaram a dose de reforço
Por Enio Biz Criciúma, SC, 26/04/2022 - 08:29 Atualizado em 26/04/2022 - 08:46
Foto: Vitor Filomeno / 4oito
Foto: Vitor Filomeno / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O próximo sábado, 30, será o dia D na prevenção da gripe (influenza) e do sarampo em todo o país. Na ocasião, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma estarão abertas, das 8h às 17h, aplicando os dois imunizantes. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo, que iniciou em 4 de abril. Em entrevista ao programa Adelor Lessa desta terça-feira (26), na Rádio Som Maior, o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, disse que a meta é atingir 90% do público-alvo para influenza e, no mínimo, 85% para o sarampo.

"São cerca de 13 mil crianças acima de 6 meses e abaixo de 5 anos. Então, por volta de 11.500 crianças precisam ser vacinadas contra o sarampo. Trabalhadores de saúde são 6 mil, ou seja, um pouco mais de 5 mil precisam ser vacinados para que a meta seja atingida contra a influenza. E também os idosos, acima de 60 anos, são vacinados contra a influenza, uma população de Criciúma estimada em 33 mil pessoas, sendo que 30 mil precisam ser imunizados", explica.

O gerente de Vigilância em Saúde diz que a vacina contra a influenza já está à disposição. "A campanha começou no dia 4 de abril e se estende até 3 de junho. E no sábado, dia 30, o Dia D, nossas 45 unidades de saúde estarão abertas das 08h às 17h, com todas as nossas equipes preparadas para receber todo esse público-alvo", informa ele.

Covid-19: 80 mil pessoas ainda não tomaram a dose de reforço

Samuel Bucco afirma que a quarta dose é destinada, neste momento para pessoas acima de 80 anos. "Pela nossa experiência, a faixa etária vai progressivamente sendo reduzida, e agora teremos que aguardar a manifestação da secretaria de vigilância nacional para redução dessa idade para 70 anos", projeta o gerente.

O responsável faz um alerta. Em Criciúma, 80 mil pessoas ainda não tomaram a dose de reforço. "A procura ainda existe, mas diminuiu bastante. Gostaríamos de enfatizar a dose de reforço. Temos bastante pessoas que ainda não tomaram o primeiro reforço, e já estamos no segundo reforço. Fizemos esse apelo. Temos todas as vacinas nos postos de saúde e que as pessoas procurem e coloquem em dia. Há praticamente 80 mil pessoas que não tomaram a dose de reforço em Criciúma. Precisamos que elas compareçam, pois só dessa forma nós vamos manter os números da Covid sob controle no município", finaliza Samuel.

Confira o podcast da entrevista do gerente da Vigilância, Samuel Bucco:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito