Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Indústria puxa geração de empregos na Amrec em 2020

Setor oportunizou mais de 2,4 mil postos de trabalho no ano passado, conforme o Caged
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 30/01/2021 - 10:27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), fechou 2020 com 5.035 novos postos de trabalho gerados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

O setor que oportunizou mais vagas foi a indústria com 2.430, seguido dos serviços com 1.099. O comércio, que busca recuperação após a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fechou o ano com 893 novas vagas, sendo o terceiro ramo que mais gerou postos em 2020. 

“Esses dados confirmam as projeções que se desenhavam a partir da recuperação do mercado formal de trabalho, verificada no segundo semestre, de que teríamos um ano com números próximos aos alcançados em 2019. Dessa forma, o otimismo se renova para 2021 na geração de emprego e renda na nossa região”, considera o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin.

O pior desempenho foi da agropecuária com 39 novos postos formais de trabalho gerados. O segundo que mais oportunizou novas vagas foi a construção, com 574.

Em dezembro, houve uma desaceleração no número de admissões em todos os municípios. “Historicamente, as empresas costumam realizar menos contratações em dezembro e ainda há o desligamento dos temporários. Mesmo assim, o saldo ficou positivo na região e a perspectiva para este ano é que haja expressiva oferta de empregos tendo em vista o crescente número de vagas observado no Banco de Talentos, importante ferramenta de aproximação entre as empresas e os profissionais em busca de uma colocação no mercado de trabalho”, salienta Dagostin. 

Geração de empregos por setor na Amrec em 2020:
 

Fonte: Caged

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito