Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Indígenas vendem ervas naturais no centro de Criciúma (VÍDEO)

Eles vieram de aldeia do Norte do Rio Grande do Sul
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 13/12/2019 - 14:36 Atualizado em 13/12/2019 - 14:41

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quatro indígenas da tribo Kaigang, vindos do interior do Rio Grande do Sul, estão em Criciúma para a venda de ervas naturais, utilizadas pela população indígena da Aldeia das Bananeiras, próxima à divisa com Santa Catarina, para fins medicinais. São mais de 60 tipos, usadas para tratar problemas de garganta, sinusite, pressão, circulação, dentre outros. O ponto de vendas é em frente à Catedral São José, na Praça Nereu Ramos.

Os indígenas estão na cidade, segundo eles próprios, com o apoio da Funai, em viagem pelo Brasil para vender as ervas. Nesta excursão, passaram pela Serra gaúcha e devem seguir a Blumenau neste domingo. 

De acordo com os indígenas Claudio e Alzira, as viagens acontecem para propagar o conhecimento da cultura indígena pelo país e para arrecadar fundos às famílias necessitadas que vivem na aldeia. Eles chegam a ficar dois meses longe da terra que habitam.

Onde  eles moram existem cerca de 4,5 mil famílias. Segundo eles, a aldeia passa por conturbado momento de lideranças, com disputa entre o cacique e um postulante a cacique. 

No dia a dia, produzem legumes como batata e mandioca, além de criar frango. Algumas pessoas têm empregos fora da aldeia, outras não. "É que nem os brancos, tem gente melhor de vida e gente pior", diz Alzira. "Tem quem precise de dinheiro para comprar roupas e comida".

Sobre as ervas vendidas, eles relatam que é passado o conhecimento de geração a geração e que o povo da aldeia utiliza o mínimo possível os medicamentos manipulados. 

"Nossa vida é igual a do povo branco, só que a gente tem mais conhecimento da natureza, porque vivemos entre ela. Só tem menos estresse, porque o povo branco contrai muita dívida e compromisso, o que acaba judiando da saúde", afirma Cláudio., 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito