A capacitação que promete mudar a forma de vender no comércio local está prestes a começar em Imbituba. Em parceria com a Administração Municipal e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sebrae/SC lança a primeira turma da Escola de Vendas na região Sul. O programa, 100% subsidiado pelo Sebrae e pela Prefeitura, está com inscrições abertas e oferece 30 vagas exclusivas para moradores do município.
Segundo a analista de Projetos no Sul do Sebrae/SC, Renata Goulart Fernandes, a iniciativa nasce de uma parceria já consolidada. "Temos uma longa história de trabalho conjunto com o Governo Municipal por meio do Cidade Empreendedora e de ações em setores como turismo, economia criativa, inovação e varejo. A Escola de Vendas amplia essas soluções ao qualificar a mão de obra e apoiar diretamente o comércio varejista", explica.
Preparar para os novos desafios
Com as mudanças no comportamento do consumidor e a ascensão das compras online, o setor varejista encontra dificuldades para atrair mão de obra qualificada. Para Renata, capacitar pessoas que possam oferecer uma boa experiência ao cliente é fundamental para o desenvolvimento local. "A Escola de Vendas se diferencia por oferecer uma jornada completa de aprendizagem, que alia teoria, prática e autoconhecimento. O programa valida o perfil dos participantes e oferece ferramentas para que cada um possa atuar de forma eficaz e estratégica no comércio", ressalta.
Conteúdo diversificado
A formação contempla desde a análise do perfil comportamental e o desenvolvimento de habilidades interpessoais até conhecimentos sobre direitos do consumidor, comunicação eficaz, atendimento de excelência e fidelização de clientes. Técnicas de vendas modernas, métodos para aumento de performance e o uso de ferramentas digitais como WhatsApp Business e Instagram também fazem parte do cronograma."Os participantes terão acesso a conteúdos que realmente preparam para gerar impacto positivo no mercado de trabalho, com atenção especial às tendências digitais e à promoção da ética profissional", reforça a analista do Sebrae.
Apoio da CDL
O presidente da CDL de Imbituba, Rodrigo de Senna Ferreira, ressalta que a Escola de Vendas é uma grande conquista para o comércio local. "Ela prepara profissionais para o presente e o futuro das vendas. Ao capacitar moradores da nossa cidade, estamos não apenas fortalecendo as empresas, mas também gerando mais oportunidades e qualidade no atendimento aos consumidores do município", diz.
Como participar
As inscrições já estão abertas e incluem um processo de pré-seleção. São 30 vagas destinadas a moradores de Imbituba, que podem ou não já estar atuando no comércio varejista. Para garantir participação, basta acessar o formulário neste link: https://forms.office.com/r/e3pq9WESEZ, ou procurar a CDL e a Sala do Empreendedor do município."Essa é a chance de transformar o desempenho nas vendas, aprendendo a oferecer não apenas produtos, mas experiências que fidelizam clientes e fortalecem o comércio local", finaliza Renata.