Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ideas reconhece que há serviços em risco no HMISC

Preocupação com restrição de recursos repassados pelo estado ao hospital foi levantada nesta terça na Câmara
Por Redação Criciúma, SC, 25/06/2019 - 18:49 Atualizado em 25/06/2019 - 18:56
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Preocupado com os repasses da Secretaria de Saúde do Estado ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), o vereador Tita Belloli (MDB) propôs e levou à Câmara nesta terça-feira, 25, a direção do instituto Ideas. Os gestores do HMISC reiteraram a informação do parlamentar, de que os repasses estão sendo de até R$ 700 mil a menos que o valor inicialmente acordado com o Estado.

"A nossa preocupação é que se mantenha o bom atendimento no HMISC. Participamos na semana passada de reunião da comissão de avaliação hospitalar onde o governo passou informações, de que estaria repassando somente aquele valor pois hospital não atendia as metas", observou. "A minha preocupação é que não aconteça o que aconteceu no Hospital São José, uma bola de neve para inviabilizar atendimentos, por isso estamos antecipando essa preocupação", afirmou o vereador, em entrevista ao programa Ponto Final na Rádio Som Maior.

Os riscos existem

Belloli questionou os representantes do Ideas sobre riscos que o atendimento pode vir a sofrer com base na restrição dos investimentos. "Eu fiz essa pergunta ao representante do Ideas. Eles falaram que pode inviabilizar sim, ficamos um pouco preocupados. Queremos qualidade e não quantidade. O estado fez um contrato pelo qual ele quer metas de quantidade, e nós queremos é qualidade para nossas gestantes e crianças", assinalou. "Vamos continuar acompanhando, esperamos que sejam resolvidos esses entraves. Levamos em consideração que é um governo novo. O HMISC também é um contrato novo, todos sabem que foi inaugurado no ano passado, é um contrato que precisam ser arrumadas algumas cláusulas", completou.

O vereador reiterou as críticas que vem fazendo ao modelo do contrato firmado entre o Estado e o HMISC. "O hospital tem que atingir uma meta de atender 30 crianças por abuso sexual, não pode colocar uma meta dessa, isso é um absurdo. Então o hospital terá que contratar vagabundo? É um absurdo", observou. "Chegam 6 mil crianças no Pronto Socorro, mas o hospital só pode atender 3 mil, tem que mandar 3 mil para a atenção básica, que não tem pediatra em todas as unidades. Não podemos começar a dar um atendimento ruim para a população", arrematou.

O vereador Pastor Jair Alexandre (PSC) vai em breve convocar uma nova reunião para tratar do tema.

Teste do Saer na Centenário

A comissão que trata da instalação do Serviço Aeromédico no Saer Sul reuniu-se nesta terça-feira, 25. "Hoje a gente teve reunião com a comissão na Unesc, todos participaram", confirmou o vereador. Ficou definido que a demonstração que vinha sendo proposta será realizada no dia 7 de julho, domingo, às 14h, defronte ao Parque das Nações na Avenida Centenário. "Estendo o convite a toda a população de Criciúma, que todos participem e saibam a importância do serviço que vai atender a 50 municípios e quase 1 milhão de pessoas", concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito