Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Içara vai receber peça teatral de grupo de Florianópolis

O espetáculo será apresentado de forma gratuita para adolescentes de escolas estaduais
Por Redação Içara, SC, 29/03/2022 - 21:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O auditório do Paço Municipal de Içara vai ser palco do espetáculo 'A Farsa do Advogado Pathelin' no dia 13 de abril às 19h30min. Com entrada gratuita, a peça teatral será apresentada para adolescentes de escolas estaduais da cidade. O trabalho é realizado pelo grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!!, de Florianópolis e dirigido por Júlio Maurício. Além de Içara, outras nove cidades vão receber a turnê através do Projeto de Integração e Descentralização da Cultura, patrocinado pela Fundação Catarinense de Cultura e pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

Desde maio de 1996 a peça é exibida no Brasil. Foram mais de mil apresentações em 130 cidades dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão e Santa Catarina. Ao longo desses anos a peça participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu nove prêmios no Brasil e no Cone Sul.

"A peça é indicada para todas as idades, mas decidimos dar oportunidade para nossos alunos das escolas da rede estadual localizadas em Içara. Estamos muito felizes por sermos a primeira cidade a receber esta turnê", disse a presidente da Fundação Cultural de Içara Myla Cechinel.

Conheça mais sobre a obra:

A Farsa do Advogado Pathelin é uma obra do gênero farsa, escrita em torno de 1460 e seu autor é desconhecido. A discussão sobre ética que o texto propõe continua atual nos dias de hoje. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouco perceptível dos caracteres.

Mas esta comédia da astúcia - enganador e enganado - parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas. Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade natural do autor ou do retrato realista de uma época corrompida?

Confira o cronograma de apresentações em SC:

IÇARA – 13/04 – 19h30min – Auditório Osvaldo e Luiza Duarte – Paço Municipal
JACINTO MACHADO – 14/04 – 18h30min – Centro de Convivência da 3ª Idade
BALNEÁRIO GAIVOTA – 16/04 – 10h – Auditório da Escola Municipal Darcy Ribeiro
SIDERÓPOLIS – 16/04 – 19h – Centro de Eventos São Luis Oreone
JAGUARUNA – 17/04 – 20h – Salão Paroquial da Matriz N. Sra. das Dores    
BENEDITO NOVO – 20/04 – 19h – Centro de Eventos de Benedito Novo
RIO DOS CEDROS – 21/04 – 19h – Auditório da EEB. Prof. Giovani Trentini
APIÚNA – 22/04 – 19h – Centro de Eventos de Apiúna
ASCURRA – 23/04 – 20h30min – Teatro do Colégio São Paulo
RODEIO – 24/04 – 19h – Centro Cultural Ivanir Alberto Scoz  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito