Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

HSD sem medicamentos para pacientes de Covid-19

Devido a isso, hospital de Içara não pode receber pacientes com a doença
Por Marciano Bortolin Içara, SC, 02/07/2020 - 17:24 Atualizado em 02/07/2020 - 17:25
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há mais de uma semana a diretoria do Hospital São Donato (HSD), de Içara, busca conseguir medicamento imprescindível para pacientes de coronavírus (Covid-19), que necessitam do respirador. 

Hoje, conta o diretor Julio De Luca, a unidade hospitalar possui apenas uma reserva técnica de bloqueador neuro muscular para quem passa por cirurgia e precisa de anestesia geral. “Entramos em contato com a Secretaria de Estado da Saúde e com fornecedores. O Estado ia tentar em Brasília, mas até o momento não conseguimos nada”, lamenta.

De Luca diz que comunicou a falta à Central de Regulação para que os pacientes sejam encaminhados para outros hospitais. “Tem local do Brasil que não tem o medicamento há mais de 30 dias”, relata.

Atualmente, o HSD possui três pacientes com suspeita de coronavírus. 

Em entrevista ao jornalista Denis Luciano no Programa Agora, da Rádio Som Maior, o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon (MDB), lembrou da quantidade de ampolas necessárias para o tratamento. O cidadão que faz uma cirurgia e precisa de uma ampola do medicamento ao dia. Um paciente entubado por 24 horas consome 160 ampolas. Temos que evitar que as pessoas precisem do hospital, da UTI, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, das secretarias municipais de saúde e da Organização Mundial de Saúde. Respeitar o regramento para não chegar em uma situação pior”, enfatiza.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito