Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Hospital São José já pode realizar transplantes de rins

Nosocômio dá início aos trâmites internos para começar a oferecer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde
Por Redação Criciúma, SC, 25/01/2019 - 18:01

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cumprindo o que havia prometido na terça-feira (22), o Ministério da Saúde oficializou a autorização para que o Hospital São José, em Criciúma, possa começar a realizar transplantes de rins. A confirmação saiu nesta sexta-feira (25) com a publicação da Portaria nº 78 no Diário Oficial da União.

Em viagem à Brasília no início da semana, o prefeito Clésio Salvaro, o secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Acélio Casagrande, presidente da Câmara de Vereadores, Miri Dagostim, e o representante do Hospital São José, Altamiro Bittencourt, intensificaram o pedido junto ao Ministério da Saúde.

“Fomos pedir agilidade na publicação e aconteceu”, comemora o secretário executivo da Amrec, Acélio Casagrande. O pedido para tornar o HSJ apto a realizar o procedimento já tramitava na Secretaria de Estado da Saúde, ainda sob seu comando.

Com todos os processos aprovados, o hospital agora dá início aos trâmites internos para começar a oferecer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em todo o estado, apenas Joinville, Itajaí, Jaraguá do Sul e Florianópolis realizam a cirurgia. Criciúma é, agora, o único município do Sul de Santa Catarina com mais de um milhão de habitantes a oferecer o procedimento.

Para o secretário, é uma conquista que representa qualidade de vida para aqueles que precisam, além de gerar conscientização ainda maior naqueles que têm dúvida sobre a doação de órgãos. “Muitos que estão presos a uma máquina deixarão de estar, podendo viver uma vida de muito mais qualidade. É um avanço muito grande para o Estado e para o Sul. Mas não vamos parar por aí, vamos dar sequência buscando transplante de medula, de fígado, para que o Hospital São José se transforme num polo em alta complexidade”, salienta Acélio.

Na quarta-feira (30) o secretário deverá se reunir com a equipe de transplantes do hospital, coordenada pelo Dr. Joel Andrade, para análise de como será o início e o procedimento dos transplantes. “Uma conquista aguardada há muito tempo por Criciúma que sofria por ter de deslocar pacientes a outros municípios para esse procedimento. É mais um passo importante na busca constante de oferecer saúde e qualidade de vida aos nossos moradores”, afirma o prefeito Clésio Salvaro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito