Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Heroico, Criciúma supera o Avaí por 3 a 2 na Ressacada

Em inferioridade numérica, Tigre construiu gol mais bonito do campeonato até aqui e segurou Leão no fim
Por Renan Medeiros 12/02/2024 - 21:05 Atualizado em 12/02/2024 - 21:49
Fotos: Celso da Luz/CEC
Fotos: Celso da Luz/CEC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Eficaz nas oportunidades que teve e bem-sucedido na dura missão de segurar a vitória até o fim com um a menos. Assim o Criciúma fez 3 a 2 sobre o Avaí na segunda-feira de Carnaval na Ressacada.

O Tigre passou todo o segundo tempo e boa parte do primeiro com um a menos, após a expulsão do zagueiro Rodrigo por reclamação. Mesmo assim, construiu o gol mais bonito do campeonato até aqui quando já estava sem o capitão. O Leão reagiu no fim, mas foi incapaz de chegar à igualdade. Marcelo Hermes também levou o cartão vermelho nos minutos finais.

Com mudanças, mas a mesma estrutura

Sem Wallison Maia, que sofreu uma luxação na clavícula, Wilker Ángel fez a estreia na zaga tricolor. E foi ele o primeiro jogador a ser acionado para interromper os ataques iniciais do Avaí.

Logo aos dois minutos, Marcelo Hermes cometeu uma falta pelo lado esquerdo e levou cartão amarelo. 

Mas o placar foi aberto de forma igualmente prematura. Após longa troca de passes pelo meio, Rodrigo recebeu mais atrás e lançou para Marcelo Hermes. O lateral dominou, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Renato Kayzer, na pequena área, que só precisou escorar. Um a zero Tigre.

E não demorou oito minutos para Eduardo Barroca fazer a primeira troca: Hygor foi sacado após sentir a coxa para dar lugar a Gabriel Poveda.

A noite parecia mesmo reservada à folia carvoeira. Aos dez minutos, Vizeu aproveitou uma trapalhada do zagueiro, roubou a bola e avançou sozinho em direção a área, onde foi derrubado. Pênalti.

O próprio Vizeu cobrou e converteu. O atacante se emocionou na comemoração. O pai dele, que estava internado em Juiz de Fora (MG), faleceu horas antes da partida.

O Avaí seguia atrapalhado em campo e o Tigre dominava na posse de bola. Nas raras chegadas do Leão, faltava qualidade na conclusão.

O árbitro Gustavo Ervino Bauermann seguiu com a distribuição de cartões, principalmente para os visitantes. Ángel e Fellipe Mateus foram amarelados. Insatisfeito com a falta de critério, o capitão Rodrigo reclamou acintosamente e levou o vermelho direto.

Com um a menos, Tencati tirou Vizeu e mandou a campo o zagueiro Erick, promovido da base. O Avaí aproveitou a superioridade numérica para equilibrar o jogo, porém sem organização e carente de qualidade.

No fim do primeiro tempo, Mário Sérgio deu uma entrada dura em Fellipe Mateus com as travas da chuteira. O meia saiu de campo sangrando. O árbitro não assinalou a falta.

Barroca tentou deixar o Avaí mais ofensivo para o segundo tempo e o Criciúma retornou sem alterações.

Segundo tempo com golaço do Tigre e reação avaiana

O Leão começou com mais presença no campo ofensivo, mas o Tigre se manteve bem postado e muito superior tecnicamente.

Jogando melhor, o Tigre chegou ao terceiro com o gol mais bonito do campeonato até aqui. Em jogada bem trabalhada pela direita aos oito minutos, Marquinhos Gabriel passou de letra para Claudinho. De calcanhar, o lateral tabelou com Barreto, que devolveu a Claudinho de letra. De primeira, o lateral cruzou para Fellipe Mateus na entrada da área, que fuzilou no ângulo esquerdo. Três a zero.

Após o terceiro gol carvoeiro, a dinâmica do jogo voltou à habitual: o Avaí tentando sem sucesso penetrar na defesa do Tigre, que não dava espaços e obrigava o Leão a arriscar finalizações sem perigo.

Uma boa chance veio aos 28. Após jogada pela esquerda, Garcez recebeu livre perto da pequena área, mas mandou por cima.

A partir daí, o Avaí começou a acertar e assustar.

O Leão diminuiu aos 34, novamente em jogada pela esquerda. Poveda desviou um cruzamento no primeiro pau e Andrey empurrou a bola para dentro.

Aos 37, desta vez pela direita, o Avaí cruzou no segundo pau, onde Garcez chegou finalizando de primeira para fazer o segundo. 

Os donos da casa pressionaram até o fim. Tencati deu sangue novo ao setor defensivo com Jonathan no lugar de Claudinho. Nos minutos finais, o Tigre se armou em uma linha de cinco na defesa quando estava sem a bola.

No fim, Marcelo Hermes também foi expulso ao levar o segundo amarelo. O Tigre segurou a pressão até o fim para sair vitorioso de Florianópolis.

Ficha técnica:

AVAÍ: Igor Bohn; Kevin, Johnatan Costa, Roberto e Mário Sérgio; Ronaldo Henrique, Willian Maranhão e João Paulo; Pedrinho, Hygor e Maurício Garcez. Técnico: Eduardo Barroca.

CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Higor Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Felipe Vizeu e Renato Kayzer. Técnico: Cláudio Tencati.

Gols: Renato Kayzer aos 5 (Criciúma), e Felipe Vizeu aos 12 (Criciúma) do primeiro tempo; Fellipe Mateus aos 8 (Criciúma), Andrey, aos 34 (Avaí) e Garcez aos 37 (Avaí) do segundo tempo.

Cartões amarelos: Marcelo Hermes, Wilker Ángel, Fellipe Mateus, Gustavo (Criciúma); Jonathan Costa, João Paulo, Ronaldo Henrique, Mário Sérgio e Roberto (Avaí).

Cartão vermelho: Rodrigo e Marcelo Hermes (Criciúma).

Substituições:

  • Gabriel Poveda por Hygor (Avaí)
  • Erick por Vizeu (Criciúma)
  • Gabriel Dias por Kevin (Avaí)
  • Jean Lucas por Willian Maranhão (Avaí)
  • Andrey por João Lucas (Avaí)
  • Barcia por Fellipe Mateus (Criciúma)
  • João Carlos por Kayzer (Criciúma)
  • Jonathan por Claudinho (Criciúma)
  • Eliédson por Marquinhos Gabriel (Criciúma)

Público: 5.833

Renda: R$ 141.718

Arbitragem: Gustavo Ervino Bauermann, auxiliado por Hector Andrew Lisboa Jacques e Diogo Berndt.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito