Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Hercílio Luz alega que estádio não tem condições para operação do VAR

Primeira partida contra o Criciúma acontece neste sábado (9)
Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 06/03/2024 - 09:24 Atualizado em 06/03/2024 - 09:28
Foto: William Lampert/Hercíllio Luz F.C
Foto: William Lampert/Hercíllio Luz F.C

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após a decisão da Federação Catarinense de Futebol (FCF) de utilizar o VAR nas duas partidas entre Hercílio Luz e Criciúma pelas quartas de final do Campeonato Catarinense, o clube de Tubarão emitiu uma nota oficial se posicionando contrário à decisão.

Em um trecho da nota, o clube disse que a empresa responsável pela instalação do VAR, alegou que o estádio Aníbal Torres Costa não tem condições para que seja operado o equipamento. “Além disso, a reprodução das imagens via streaming na cabine de vídeo impede uma aplicação rápida e eficaz das decisões cabíveis”, acrescentou.

“Entendemos a importância que a ferramenta tem no futebol desde a sua implementação, mas não nas condições impostas para este jogo. O VAR é fundamental quando aplicado em sua estrutura plena, ou quase isso. No caso deste sábado, a situação é diferente.”, complementou o clube em trecho.

O Hercílio Luz SAF considerou que o presidente Rubens Angelotti, cedeu às pressões da diretoria do Criciúma e não cumpriu a palavra com o clube de Tubarão e citou que houve uma reunião na segunda-feira (4), entre o CEO do clube, Vinicius Gaidzinski e Angelotti. “Ouviu a garantia que não haveria o uso do VAR no próximo sábado sem o consenso dos dois clubes”, disse o Hercílio na nota.

Mas o que diz o regulamento?

O artigo 149 do Regulamento Geral de competições da Federação Catarinense de Futebol diz que o uso do VAR deve ocorrer a partir do momento em que a Comissão de Arbitragem da FCF apresente condições técnicas e materiais, o que poderá se dar no curso de qualquer das competições que coordena, independente de fase. Já o primeiro parágrafo diz a federação

Confira a nota completa:

NOTA DE REPÚDIO À POSTURA DO PRESIDENTE DA FCF
 

O Hercílio Luz SAF se posiciona frontalmente contrário à decisão unilateral da Federação Catarinense de Futebol (FCF) em relação a utilização do VAR na partida contra o Criciúma, no próximo sábado, no Estádio Aníbal Torres Costa.

Entendemos a importância que a ferramenta tem no futebol desde a sua implementação, mas não nas condições impostas para este jogo. O VAR é fundamental quando aplicado em sua estrutura plena, ou quase isso. No caso deste sábado, a situação é diferente.
 

O Estádio Aníbal Torres Costa, de acordo com a própria empresa responsável pela instalação do VAR, não nos oferece atualmente a condição para que um número aceitável de câmeras seja disponibilizado à arbitragem. Além disso, a reprodução das imagens via streaming na cabine de vídeo impede uma aplicação rápida e eficaz das decisões cabíveis.
 

A Federação Catarinense de Futebol, na pessoa do presidente Rubens Angelotti, lamentavelmente, cedeu às pressões e não cumpriu com a sua palavra, algo previamente acordado com o Hercílio Luz SAF. Na segunda-feira (04), o CEO Vinicius Gaidzinski explanou as razões do clube ao presidente Angelotti e ouviu a garantia que não haveria o uso do VAR no próximo sábado sem o consenso dos dois clubes.
 

Diante do exposto, reiteramos o nosso descontentamento com a Federação e a postura do presidente Angelotti, que faltou com a verdade com o Hercílio Luz SAF, e, por consequência, com sua apaixonada torcida.

A conduta do presidente da FCF gera instabilidades que trazem dúvidas na confiabilidade dos seus valores pessoais e que podem se estender a valores institucionais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito