O assassinato do 3º Sargento Davi Appel da Silva, de 37 anos, durante uma abordagem policial no bairro Comerciário, em Criciúma completa um ano nesta quarta-feira (03). Através das redes sociais Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) prestou homenagem ao profissional. "A data traz lembranças e saudades aos irmãos de farda, que relembram o profissional dedicado e ser humano generoso que o Sargento Appel foi", diz parte da publicação.
Relembre o caso
Davi Appel da Silva, de 37 anos, foi morto no dia 03 de setembro de 2024, durante uma abordagem a um homem que causava perturbação nas imediações da escola Sebastião Toledo dos Santos, no bairro Comerciário. O suspeito atacou o sargento pela janela da viatura, tomou sua arma e disparou contra ele. Appel morreu no local.
O crime gerou comoção em Criciúma e em todo o Estado. O autor dos disparos, de 45 anos, foi contido por moradores e preso em flagrante pela Polícia Militar.
O velório, realizado no Crematório Millenium, em Içara reuniu autoridades, colegas de farda com honras militares promovidas pela corporação.
Legado imortalizado
Nos meses seguintes ao ocorrido, a memória de Appel foi imortalizada em Criciúma. Parte da rua São Miguel do Oeste, em frente ao 9º Batalhão da PM, no bairro Jardim Maristela, foi renomeada como Rua Sargento Davi Appel da Silva. A lei municipal foi sancionada e, em julho de 2025, a nova placa com o nome foi oficialmente instalada