Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Há 23 anos, Credisol atua com microcréditos a pequenos negócios no Sul de SC

Instituição de crédito solidário foi fundada em 1999 em Criciúma
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 21/05/2023 - 10:19 Atualizado em 21/05/2023 - 11:06
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Atuando há 23 anos na região Sul de Santa Catarina, a Credisol é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que franquia microcréditos a pequenos empreendedores. Não se trata de um banco, cooperativa ou financeira. Ao contrário dessas modalidades de crédito, ela não é moderada pelo Banco Central do Brasil.

O nome surgiu de “crédito solidário” em 1999, quando foi fundada, em Criciúma. Porém, começou a operar apenas em fevereiro de 2000. “A Credisol é uma modalidade diferente de crédito que tem por missão financiar somente crédito produtivo orientado. É direcionado para pequenos negócios, sejam eles formais ou informais, registrados ou não”, explica o diretor executivo da instituição, Júlio César Burigo.

[texto continua após o vídeo]

Assista a uma entrevista com o diretor executivo da Credisol:

Pequenos negócios têm difícil acesso a créditos

Regulada apelo Ministério da Justiça e pelo Ministério do Trabalho, a Credisol, na realidade, é uma ONG (Organização Não Governamental) com um certificado de Oscip, que é renovado anualmente. Segundo Burigo, a Credisol prepara os clientes de amanhã dos bancos, porque, na medida que os negócios crescem por força das suas relações comerciais e financeiras, é preciso recorrer a essas instituições.

“Sabe-se que a esmagadora maioria desses pequenos negócios dificilmente tem acesso ao crédito, porque se entende que eles embutem uma condição de risco maior. Nós fomos criados para atender esse público especificamente. Nós preparamos eles para os bancos”, salienta o diretor executivo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito