Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Guarda-vidas do Sul realizaram 340 mil prevenções a afogamentos

Essa é a sétima temporada sem mortes em áreas guarnecidas
Redação
Por Redação Criciúma, 17/02/2021 - 18:32
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Há 95 dias atuando nas praias de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Morro dos Conventos, Balneário Gaivota e Passo de Torres, os guarda-vidas do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM) já realizaram aproximadamente 340.000 prevenções a afogamentos nos 48 quilômetros de orla guarnecidos. Essa está sendo a sétima temporada sem mortes em áreas guarnecidas.

Até o momento, foram registrados 42 arrastamentos, nove afogamentos seguidos de recuperação em água salgada e seis em água doce. 

Em relação a óbitos, foram seis, todos em áreas que não possuem o serviço de salvamento aquático. Vale ressaltar que todas as vítimas são homens. 

Para o comandante da Operação Veraneio no 4º BBM, major BM Henrique Piovezam da Silveira, os dados mostram a importância da população buscar áreas próximas a postos de guarda-vidas. “Nós sempre destacamos para que a população, ao chegar na praia, procure um posto, pergunte as condições do mar, o melhor local para o banho”, comentou.

“O repouso após a ingestão de comida e bebidas, principalmente alcoólicas, é sempre muito importante”, ressaltou. “Nós temos uma média de que a maioria das mortes por afogamentos acontecem aos domingos à tarde, justamente depois de almoços que as pessoas costumam ingerir álcool e comidas mais pesadas”, finalizou.

Destaca-se que os guarda-vidas militares e civis estão nos postos a partir das 08 horas e seguem até o pôr do sol.