Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Grafites de paredes do Ginásio Municipal são cobertos por pintura

Lideranças do segmento cultural reclamam de intervenção, justificada pela FME
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 21/03/2022 - 17:45 Atualizado em 21/03/2022 - 18:28
Os grafites feitos no evento de hip hop em 2014 / Divulgação
Os grafites feitos no evento de hip hop em 2014 / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Ginásio de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi, em Criciúma, vem passando por manutenção nos últimos dias. O local recebeu uma nova pintura e a arte de grafitagem que coloria as paredes da parte externa do ginásio foi coberta de tinta. Esse espaço possui as ilustrações desde a 3° edição do Festival Criciumense de Hip Hop, realizado em 2014 em Criciúma. Na ocasião, artistas vindos de 20 cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo expuseram seus talentos e deixaram suas marcas no local. 

Conforme o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Neto Uggioni, a pintura faz parte de uma manutenção realizada no ginásio. Por se tratar de um espaço do Governo do Município, sob a gestão da FME, é de responsabilidade do órgão realizar as manutenções, tais como obras de reforma, ampliação e pintura, conforme necessidade.

"A pintura se fez necessária por conta dos impactos causados pelo tempo no ambiente. Já estava em nossos planos o investimento em nosso Ginásio Municipal como a lavação de toda a estrutura, a pintura e também a colocação de iluminação de LED na quadra", destacou Neto. 

Como estava a parede por último, segundo a FME / Foto: FME Criciúma / Divulgação

Assunto vai ao Conselho de Cultura

Para o presidente da ASDC (Associação Dança Criciúma), Maxwell Sander Flor, a FME poderia ter feito contato para tratar sobre a manutenção. Maxwell coordenava uma ONG que atuou na organização do festival em 2014. "Não fomos consultados, simplesmente passaram o rolo e a tinta. E não consultaram o Herok, que foi um dos artistas e mediador da ação", afirmou o presidente.

Diante da situação, a ASDC pretende levar o assunto à pauta do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (COMCCRI). "Entramos em contato com alguns artistas urbanos, e até o presente momento não recebemos nenhuma informação a respeito de consulta prévia sobre o assunto", informou Maxwell. 

O presidente da ASDC destacou que realizou duas edições do Festival Criciumense de Hip Hop com anuência da FME, quando foram grafitadas as duas paredes do Ginásio Municipal. "E faltou essa consulta para que apagassem", lamentou. "Estamos iniciando a 9° edição do Festival Criciumense de Hip Hop nesta semana e nos deparamos com essa notícia. Esperamos contribuir por meio de projetos o avanço do mercado da cultural em nossa cidade, mas para isso precisamos estreitar o diálogo entre artistas, conselho e o Governo Municipal", concluiu.

A parede do Ginásio Municipal depois da pintura / Foto: FME / Divulgação

Ouça a fala do presidente da ASDC no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito