Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Governadores do Sul e Sudeste vão se reunir em Florianópolis

Pautas prioritárias e temas nacionais relevantes estarão nas discussões de sete governadores
Redação
Por Redação Florianópolis, SC, 11/10/2019 - 18:43
Governador Carlos Moisés será o anfitrião / Arquivo / 4oito
Governador Carlos Moisés será o anfitrião / Arquivo / 4oito

Responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, os sete Estados das regiões Sul e Sudeste têm um novo avanço na discussão de pautas conjuntas. Os governadores de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul, assim como secretários estaduais, vão se reunir nos dias 18 e 19 de outubro para o quinto encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento será no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

“As reuniões anteriores do Cosud foram muito produtivas e temos a responsabilidade de criar um ambiente favorável à evolução dos debates. Temos muito trabalho a ser feito para desenvolver a gestão, segurança pública, saúde, educação, geração de empregos, turismo e tecnologia”, projeta o anfitrião e governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.

O encontro irá reunir 14 grupos de trabalho: “Fazenda e Planejamento”, “Desenvolvimento Econômico”, “Agricultura”, “Turismo”, “Inovação, Ciência e Tecnologia”, “Educação”, “Meio Ambiente e Infraestrutura”, “Logística e Transporte”, “Saúde Pública”, “Segurança Pública”, “Gestão e Planejamento”, “Administração Penitenciária”, “Controle e Transparência” e “Reforma da Previdência”. Pela primeira vez, também haverá um encontro de trabalho com representantes das Secretarias de Comunicação dos estados para discutir boas práticas na área.

“É um momento em que Santa Catarina vai reunir os governadores e seus secretários para discutir pautas relevantes para o Brasil. É a oportunidade de buscar soluções para os grandes temas que o estado e o país precisam avançar”, destaca o chefe da Casa Civil, Douglas Borba. A Reforma da Previdência, a revisão do Pacto Federativo e o equilíbrio fiscal dos estados estão entre os principais temas da pauta do encontro.

“O quinto encontro do Cosud dá continuidade a um trabalho de parceria entre os estados no compartilhamento de experiências e boas práticas em diversas áreas temáticas de governo, como segurança, infraestrutura, mobilidade e meio ambiente”, reforça o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Minas Gerais. O objetivo é integrar esforços em áreas de interesse comum dos sete estados. As edições anteriores ocorreram em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Gramado (RS) e Vitória (ES).

O evento é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), com apoio do Governo de Santa Catarina, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás).