Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governador inaugura pera ferroviária no Porto de Imbituba

Estrutura entregue por Carlos Moisés colabora para facilitar o acesso de trens
Por Redação Imbituba, SC, 25/09/2020 - 18:47
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vai ficar mais fácil, seguro e rápido para os trens carregados com contêineres entrarem e saírem do Porto de Imbituba. Está concluída a chamada pera ferroviária, que faz parte da primeira etapa de ampliação da malha de trens do Porto. Com o trajeto em formato de pera, os veículos conseguem entrar e sair sem a necessidade de manobras adicionais. O governador Carlos Moisés inaugurou a obra na manhã desta sexta-feira, 25, em ato com a presença do diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antônio Braga Martins, e secretários de Estado.

Em seu discurso, o governador destacou que a atual gestão segue comprometida com entregas aguardadas há anos pela população e que contribuem para o desenvolvimento regional. “Essa obra traz segurança e dinamismo para as operações com os trens. Um gargalo antigo foi vencido com parceria e ação. É para isto que o comando das estruturas do Estado está nas mãos de gente que entende que o sentido de governar é para o bem de quem vive em Santa Catarina”, salientou Carlos Moisés.

Diariamente, cerca de 50 contêineres chegam ao porto pela ferrovia e trazem, principalmente, arroz e cerâmicas produzidos no Sul de Santa Catarina.

Trajeto dispensa manobras e reduz interferência de fluxo no trânsito local

Com investimento de R$ 700 mil, a melhoria na infraestrutura portuária foi realizada pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), concessionária da malha que liga o Sul catarinense ao Porto Público, e integra a primeira fase do Plano de Ampliação da Malha no Porto de Imbituba.

“Essa nova extensão de 400 metros de trilhos incorpora uma qualificação enorme para a malha ferroviária que chega ao porto, trazendo eficiência no transporte de cargas, interferindo cada vez menos no fluxo de trânsito local e promovendo maior segurança à operação”, aponta o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.

O projeto da pera foi desenvolvido pelos setores de engenharia da FTC e da SCPAR Porto de Imbituba, Autoridade Portuária. Entre as melhorias, foi construída uma extensão de trilhos, um trecho de retorno, a duplicação de um trecho para acomodação de vagões, a realização de passagens de nível, instalação de equipamentos para mudança de direção, sinalização horizontal, vertical e semafórica. “Para a realização deste projeto, o mais importante foi o interesse comum entre as partes envolvidas, que juntos buscaram alternativas e nos permitiram comemorar essa conquista”, ressalta o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.

Ao longo dos últimos dias foram realizados testes operacionais e antecipada a construção da estrutura de drenagem, prevista para 2021. “Esta etapa garante, sem dúvidas, melhor qualidade da obra, durabilidade e segurança. No geral, essa alternativa logística é um marco histórico para o setor ferroviário e também para a região”, completa Benony.

Após mais de uma década de idealização, o projeto de ampliação da malha ferroviária dentro do porto foi reapresentado em 2019 pela FTC. As obras iniciaram em janeiro deste ano.

Plano de Ampliação do Porto

A próxima fase do Plano de Ampliação consiste em conectar a extensão de trilhos ao Terminal de Contêineres (TECON), localizado próximo ao Cais 3. A proposta está em fase de estudos desde início de abril e iniciou com uma visita técnica da concessionária FTC.

Projeto pioneiro no Porto de Imbituba atende familiares de caminhoneiros

Durante o ato de inauguração da pera ferroviária, o governador Carlos Moisés conheceu uma das estruturas que foram montadas nas portarias do Porto para atender familiares que acompanham caminhoneiros nas viagens. O espaço - um contêiner que serve de base de apoio - será utilizado pelas famílias enquanto durar a operação de desembarque no Porto.

Quem veio de Goiás para agradecer o governador Carlos Moisés foi a fundadora do movimento Damas de Ferro (Damas-Esposas de caminhoneiros), Gisele Vaz. Em nome dos familiares de caminhoneiros, ela enalteceu a iniciativa catarinense que surgiu na gestão do ex-diretor-presidente Jamazi Ziegler. “É uma das únicas estruturas no Brasil onde dispomos dessa acolhida para descansar depois das longas viagens. Isso é respeito, dignidade e proteção a quem movimenta a logística do Brasil sobre rodas. Eu venho de longe, mas este gesto de carinho e cuidado do governador faz eu me sentir em casa”, agradeceu.

Para melhor acolher os familiares, o governador informou que o local será ampliado e equipado com estrutura ainda mais completa, com banheiro, copa, cozinha e espaço para crianças.

“Eu costumo repetir que governar é aliviar o sofrimento das pessoas. E este é um exemplo que oferece um pouco mais de conforto e dignidade para quem trabalha e move o nosso Estado e o Brasil”, completou o governador.

Acompanharam os atos o presidente da SCPAR, Enio Alberto Parmeggiani, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, a secretária executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, militares da Marinha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e representantes dos órgãos intervenientes Antaq, Anvisa, Marinha, Receita Federal, Polícia Federal e Vigiagro, além de usuários do Porto de Imbituba.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito