Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Geovania de Sá acompanha ministro da Saúde no Sul catarinense

Marcelo Queiroga inaugurou UPA no Rio Maina e visitou hospitais em Criciúma e Sombrio
Por Redação Criciúma, SC, 19/02/2022 - 08:15 Atualizado em 19/02/2022 - 08:17
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A convite da deputada federal Geovania de Sá, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou Santa Catarina nesta sexta-feira (18). A parlamentar recebeu o representante do Governo Federal no Sul do estado, onde realizaram diversas agendas, entre elas a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, em Criciúma.

Junto ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o secretário municipal da Saúde, Acélio Casagrande, a parlamentar recebeu o ministro já no início da manhã, no Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. O primeiro compromisso foi no futuro Hospital Santo Agostinho, localizado no antigo Centro de Retaguarda, no Distrito do Rio Maina. O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é que o local seja referência em oftalmologia e que tenha atendimentos 24 horas.

Após a visita, o comboio se deslocou para a cerimônia de inauguração da UPA 24h José Marcomin. O espaço atenderá urgência e emergência, sem a necessidade de agendamentos. Os serviços de odontologia estarão disponíveis das 6h às 24h. Além disso, a unidade contará com raio-x e colocação de gesso, eletrocardiograma e exames laboratoriais. A partir da metade de março, ainda poderá ser realizada, aproximadamente, 400 pequenas cirurgias/mês.

"Uma alegria participar deste momento para Criciúma. O local será de complexidade intermediária, entre os serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde e as urgências hospitalares, diminuindo assim, parte da demanda da população pelas emergências do Hospital São José. Nós, como agentes públicos, temos esta responsabilidade de levar dignidade e saúde às pessoas", explica a parlamentar.

Antiga Policlínica do Rio Maina, a estrutura da nova UPA 24h foi toda reformada e ampliada, através de emendas parlamentares da deputada Geovania de Sá, junto a recursos próprios da Prefeitura de Criciúma. “A presença do Governo Federal, por meio do Ministro, além de todas as autoridades e da comunidade, demonstra a importância da nova unidade, não só para Criciúma, mas para toda a região. É o Sul que ganha, com o investimento em saúde e atendimento humanizado e de qualidade”, ressalta Salvaro.

Para a manutenção das atividades, a deputada federal conseguiu, junto com a administração municipal, a habilitação da estrutura no Ministério da Saúde. O credenciamento garante recursos mensais do Governo Federal. “Temos o compromisso com a vida, e sabemos que é isso que veremos aqui, por isso a alegria de presenciar um momento como esse, em um local onde os profissionais vão salvar a muitos”, destaca o ministro.

Geovania ainda levou Queiroga para conhecer os hospitais São José, também em Criciúma, e Dom Joaquim, no município de Sombrio. Além disto, o ministro da Saúde conheceu o restaurante atafona, espaço cultural e de entretenimento no Parque dos Imigrantes. No local, as autoridades almoçaram um cardápio da comida típica italiana.

"Meus agradecimentos ao ministro Marcelo Queiroga por ter aceito nosso convite para estar em Santa Catarina. O ministro ficou encantado com a estrutura da UPA 24h, que vai ser um marco na saúde pública do município. Hoje foi um grande dia para o Sul do estado", reconhece a parlamentar.

"O prefeito Clésio e a deputada Geovania tinham razão, Criciúma e sua gente são realmente maravilhosos. Desde aquela época moram no coração do ministro cardiologista", comenta Queiroga, se referindo ao dia 4 de janeiro deste ano, quando Salvaro e Geovania fizeram o convite para visitar a cidade.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito