Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Futebol feminino não dá audiência?

Jogos da Seleção na Copa do Mundo superaram audiências do Brasileirão
Erik Behenck
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 30/06/2019 - 12:10
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

O confronto entre Brasil e França, no último domingo (23), registrou a maior audiência da história da Copa do Mundo Feminina, com mais de 35 milhões de brasileiros assistindo ao jogo. Nunca antes tantas pessoas de um mesmo país tinham assistido a um jogo do torneio. A partida foi transmitida na TV aberta pela Rede Globo e pela Bandeirantes.

O jogo aconteceu às 16h, horário clássico dos jogos do Campeonato Brasileiro e dos estaduais. Conforme dados do ibope, a Globo marcou 32 pontos de audiência em São Paulo e 30 no Rio de Janeiro. Em comparação com o Brasileirão, na 4ª rodada a emissora exibiu Santos e Vasco, que marcou 20,1 pontos em São Paulo e 18,7 no Rio.

Ainda em comparação com outras partidas de futebol, no dia 9 de junho a emissora carioca transmitiu Brasil x Honduras, marcando 24,7 pontos em São Paulo. No domingo anterior, o último com exibição do Campeonato Brasileiro, São Paulo x Cruzeiro marcaram 23,7 pontos de audiência. Atualmente cada ponto no ibope equivale a 73 mil domicílios.

A estreia da Seleção na Copa do Mundo, contra a Jamaica, marcou 20 pontos, o dobro dos domingos anteriores. O segundo jogo deu 17 de audiência e o terceiro marcou 22 em São Paulo, com a vitória sobre a Itália, ambos disputados durante a semana. No Rio de Janeiro foi ainda maior, com 23 diante das australianas e 24 contra as italianas.

Em 2007 a Seleção lotou os estádios e foi medalha de ouro no Pan do Rio de Janeiro


Copa Feminina x Copa América

A estreia do Brasil na Copa América, contra a Bolívia, marcou 33 pontos numa sexta-feira à noite, às 21h30. Transmitido em uma quarta-feira, em horário nobre do futebol, o duelo contra a Venezuela rendeu 33,8 pontos. O último jogo da primeira fase, entre Brasil x Peru marcou 27 pontos, numa tarde de sábado. O confronto contra o Paraguai, na noite de quinta-feira (27), deu 37 pontos. Todos os números são de São Paulo.

Liga fortalecida

Não é de hoje que os jogos da Seleção Feminina dão boa audiência, mesmo assim a liga nacional ainda não tinha a atenção que merece. Agora é obrigatório que os times da Série A tenham um time feminino. O Brasileirão Feminino tem equipes grandes no cenário nacional como Corinthians, Santos, Internacional e Flamengo.

A Série B está em andamento, com confrontos das quartas de finais definidos, as partidas começam no dia 13 de agosto. São jogos interessantes que podem mandar para a elite mais clubes grandes. Quem sabe assim a torcida passe a não dar audiência apenas para os jogos da Seleção, mas também aos clubes. Confira os jogos:

Ceará x Cruzeiro

América MG x Grêmio

Chapecoense x Palmeiras

Taubaté x São Paulo