Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fundave e Felinos do Aguaí realizam última etapa da campanha de castração

Ao todo, 108 animais foram castrados em projeto que beneficiava famílias do entorno da Reserva do Aguaí
Por Redação Nova Veneza, SC, 09/12/2021 - 11:51
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A última etapa da campanha de castração que tem como tema "Animais domésticos e silvestres e seres humanos: vamos melhorar este relacionamento", realizada pelo Instituto Felinos do Aguaí, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) foi realizada nesta quinta-feira (9). No total, 108 animais das famílias do entorno da Reserva Biológica do Aguaí foram castrados pelo Hospital Veterinário do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), que é parceira no projeto. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) também é parceiro na iniciativa.

O presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, comemora a parceria no projeto e destaca que é uma ação que vai de encontro a ideia que o município tem para 2022. "Mais uma ação que vem para somar, em conjunto com os mutirões e com a ideia que o município tem para o ano que vem, que é instalar um programa de castração de animais de rua e de pessoas que não tenham condições de realizar. Só temos a agradecer ao Instituto Felinos do Aguaí, a Unibave e ao IMA", comenta Dal Molin.

Os serviços feitos pelas entidades foram oferecidos de forma gratuita e tinham como objetivo principal reduzir a transmissão de doenças aos animais silvestres que vivem naquela região. A bióloga e coordenadora do Instituto Felinos do Aguaí, Micheli Ribeiro Luiz, enfatiza o sucesso do projeto e o envolvimento da comunidade com a causa. "Foi um projeto bem sucedido, com as famílias participando e muito envolvidas, notamos essa participação da comunidade. Vimos pessoas que se dedicam realmente, porque às vezes são animais abandonados que eles pegam e trazem para fazer essa benfeitoria para o meio ambiente. Foi um projeto que se mostrou bem efetivo, esperamos que tenha uma boa repercussão no meio ambiente", pontua a bióloga.

Micheli ainda salienta que esses projetos são a longo prazo, e que para o ano que vem já tem novas ações para Nova Veneza. "Isso é sempre pensando a longo prazo, esperamos que essa semente disperse outros projetos. Esse ano foi a castração, no próximo ano já estamos pensando se conseguimos disponibilizar vacinação gratuita para esses animais. Foi um projeto de várias etapas, visitamos 260 famílias e percebemos que grande parte delas não vacina seus animais, então futuramente o projeto também deseja fazer essa vacinação", finaliza.

A enfermeira do Hospital Veterinário da Unibave, Sonia Ghisi, destaca que além de castrados, os animais receberão um chip para identificação. "Essas ações são importantes também para a saúde pública, porque evitamos que muitos animais fiquem na rua transmitindo doenças e procriando. Além de castrados, esses animais também são chipados, para que possa ter um monitoramento, diminuindo também o abandono de animais, que é um caso bem sério hoje", explica a enfermeira.

Todos os animais castrados fazem parte das comunidades que compreendem o entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, que são: Rio Cedro Alto, São Bento Alto, São Francisco e Vila Maria.

A Bruna Baldessar Scarsi levou dois animais para castrar e comentou sobre a iniciativa realizada no município. "É muito bom receber um serviço desta qualidade e totalmente gratuito, tendo a oportunidade de castrar e diminuir a quantia dos gatos. Muito feliz pela oportunidade e torcemos para que mais projetos desse sejam feitos", conta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito