Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fundação Catarinense de Cultura conquista prêmio nacional na área de patrimônio cultural

Por Letícia Ortolan 12/12/2021 - 19:25
Foto: Divulgação / Secom
Foto: Divulgação / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) foi uma das vencedoras do Prêmio Rodrigo Melo Franco 2021, com o projeto Conservação. Videoaulas do Atecor. A ação consiste em uma série de vídeos dirigida a conservadores e restauradores que atuam em instituições públicas ou privadas com acervos. 

O conteúdo das videoaulas foi criado pelo Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) e o processo de edição foi feito pela Assessoria de Comunicação da FCC. O material foi produzido durante a pandemia, para oferecer capacitação ao público interessado de forma virtual e gratuita. Os vídeos estão disponíveis no canal da Fundação no YouTube.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A premiação reconhece ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.  Estão sendo premiadas, com o valor de R$ 20 mil, 10 iniciativas no âmbito do poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa.

Mais sobre o Prêmio

O nome do Prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG). Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937 esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito