Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Frente fria traz alerta para a perda de produtividade no arroz

Lavouras na fase de emborrachamento, pós ponto de algodão e início de florescimento podem ser afetadas pela temperatura que chegou aos 12,4°C
Por Heitor Araujo 27/02/2020 - 17:15 Atualizado em 27/02/2020 - 17:18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os produtores de arroz do Sul catarinense devem manter-se alerta aos frios dos últimos dias e podem procurar soluções para minimizar possíveis prejuízos na colheita. Os termômetros chegaram aos 12,4°C nesta quinta-feira, o que pode ocasionar perda de produtividade para plantações em determinados estágios.

Quem explica os problemas que os produtores podem enfrentar é o engenheiro agrônomo da Epagri de Araranguá, Douglas Oliveira. "Aquelas lavouras que estão nas fases de emborrachamento, pós ponto de algodão e início de florescimento serão afetadas por essas temperaturas dos últimos dias", aponta.

"Aqueles que têm seguro devem procurar a agência do banco e acioná-los. Assim o seguro pode fazer uma vistoria preliminar da lavoura para que possa ser constatada a fase da cultura e confirmar o evento climático, que está acontecendo", acrescenta Douglas.

Com a avaliação feita, caso haja preuízos na hora da colheita, eles poderão ser minimizados. "Na época da colheita vai poder comprovar se a lavoura foi afetada ou não pela temperatura de agora. A temperatura baixa de agora afeta a formação do grão de pólen e da fertilização das flores. O cacho do arroz vai ter muito grão falhado e acarreta em perdas significativas para a produção", concluiu o engenheiro agrônomo.

De acordo com o climatologista Márcio Sônego, as temperaturas baixas devem continuar na região. "Continuam noites próximas dos 15°C e tardes abaixo dos 30°C até a semana que vem, com pouca chuva, incluindo todo o mês de março", alerta.

Nos últimos dias, as mínimas não passaram da casa dos 20°C no Sul de Santa Catarina:

Sábado: 12,6 °C

Domingo: 13,6°C

Segunda: 14,1°C

Terça: 20,4°C

Quarta: 15,8°C

Quinta: 12,4°C

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito