Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Frente à Amrec, Noi Coral deve priorizar o aumento do efetivo e a melhoria na saúde

Prefeito de Morro da Fumaça assumiu a presidência da Associação dos Municípios da Região Carbonífera nesta sexta-feira (27)

Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 27/01/2023 - 11:40 Atualizado em 27/01/2023 - 12:21
Foto: Stefanie Machado/ 4oito
Foto: Stefanie Machado/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, prefeito de Forquilhinha, passou o bastão da presidência da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) para o chefe do Executivo Municipal de Morro da Fumaça, Agenor Coral, o Noi. A cerimônia de posse ocorreu na manhã desta sexta-feira (27), na sede da instituição, no bairro Pinheirinho, em Criciúma. 

"Para mim, é uma honra estar assumindo esta associação tão importante. O trabalho que vou fazer na Amrec é o mesmo que eu faço no Município, com muito respeito, organização e dedicação. Vamos procurar dar condições para os colegiados fazerem os seus trabalham, já que são eles que tocam as cidades", afirma o novo presidente. 

Neguinho passa o broche para o novo presidente da Amrec, Noi Coral | Foto: Stefanie Machado/ 4oito

Noi Coral comenta que trabalhará com dedicação e comprometimento, visando o desenvolvimento da Amrec. "Eu sempre falo que o prefeito tem que fazer o seu dever de casa, montar uma equipe técnica, com pessoas capacitadas em todas as áreas, incentivar o setor industrial e trazer empresas", acrescenta o prefeito de Morro da Fumaça.

Uma das prioridades para Noi Coral é o aumento do efetivo na região de Criciúma. "A gente sabe que a onda de assaltos aqui na região aumentou muito, então, vamos cobrar do governador mais atenção para a segurança aqui. Sabemos que a quantidade de policiais, por habitante, é menor que em outras localidades", enfatiza.

Além disso, a saúde também deve estar entre as principais pautas da Amrec. "Os secretários estão iniciando um processo para cobrar o reajuste do valor SUS, das cirurgias e procedimentos. Isso acaba dificultando o trabalho dos municípios, que poderiam investir em outras áreas, como a prevenção, e precisam estar complementando esses serviços, como os exames", pontua Coral. 

O prefeito de Morro da Fumaça afirma que a ampliação da sede da Amrec também será levada adiante. "O projeto já está na Secretaria de Estado da Infraestrutura. Foi iniciado pelo presidente Neguinho. Nós vamos em busca de recursos para essa obra, com o objetivo de dar mais conforto e ampliar os serviços da instituição", completa.  

[o texto continua após o vídeo]

Assista à cerimônia de posse, transmitida pela TV Unesc:

Um 2022 repleto de conquistas para a Amrec

Após um ano frente à instituição, Neguinho avalia sua gestão de forma positiva. "Nós conseguimos avançar muito em 2022. A questão da ACP do Carvão, que é uma luta de nove municípios dos 12 da Região Carbonífera, conseguimos, gradativamente, a flexibilização da lei, podendo, as cidades, estarem reutilizando as áreas, principalmente, para geração de novos empregos", afirma o prefeito de Forquilhinha.

Outra pauta de extrema importância para o Sul de Santa Catarina, que ganhou força nos últimos meses, foi a revitalização do Aeroporto Regional Diomício Freitas. "Houve muita articulação, trabalho e união das entidades, dos segmentos, do prefeito, do Governo do Estado e empresários. Nós conseguimos, agora, dar um encaminhamento final", pontua Neguinho. 

Uma preocupação, que deve seguir com o novo presidente da Amrec, é a questão do Censo 2022. "Ele não refletiu a realidade. Isso mexe na arrecadação dos municípios. Nós temos visto, também, uma queda constante do ICMS, que é um imposto que representa praticamente 40% da arrecadação de cada cidade. Isso traz dificuldade", comenta Neguinho. "Tem que ter muita gestão, austeridade e criatividade para superar a crise", finaliza. 

 

CONSELHO EXECUTIVO:

  • Presidente: Agenor Coral (Prefeito de Morro da Fumaça);
  • 1° Vice-presidente: Rogério Frigo (Prefeito de Nova Veneza);
  • 2° Vice-presidente: Jairo Celoy Custódio (Prefeito de Balneário Rincão);
  • 1° Secretário: Saionara Correa de Carvalho Bora (Prefeita de Lauro Müller);
  • Tesoureiro: Clésio Salvaro (Prefeito de Criciúma).

CONSELHO FISCAL:

  • Valério Morreti (Prefeito de Treviso);
  • Dalvania Pereira Cardoso (Prefeita de Içara);
  • Luiz Gustavo Cancellier (Prefeito de Urussanga).

CONSELHO FISCAL (SUPLENTES)

  • Ângelo Franqui Salvaro (Prefeito de Siderópolis);
  • Jorge Luiz Koch (Prefeito de Orleans).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito