Um gesto de amor incondicional e fé comove Forquilhinha e toda a região. José Ricardo Yunkes doou parte do fígado para o primo Paulo Happers, que enfrentava um câncer inicialmente diagnosticado no reto, mas que rapidamente avançou para o fígado, tornando o tratamento ainda mais delicado.
No dia 23 de julho, Zé Ricardo realizou a doação de parte do fígado ao primo Paulo Júnior, ambos moradores de Forquilhinha. A cirurgia foi feita na semana passada no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Segundo José Ricardo, a cirurgia no reto seria mais simples, mas com a metástase hepática, as chances de Paulo resistir ao procedimento caíram drasticamente. Foi nesse momento que surgiu a possibilidade de um transplante de fígado intervivos. O médico responsável, embora experiente nesse tipo de cirurgia, jamais havia realizado o procedimento em um paciente com metástase do reto para o fígado. Mesmo assim, aceitou realizar a operação, considerada inédita nas circunstâncias.
Para José Ricardo, tudo foi conduzido por algo maior. “Foi Deus e a fé nos guiou”, contou. Ele relembra um momento marcante: “Estávamos na missa, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha. Eu era padrinho de um filho de um amigo, na Primeira Comunhão, e o Paulo era padrinho do sobrinho dele. Durante o sermão, percebi que ele chorava. Fiquei um pouco de lado para não me emocionar também. E então, vi algo saindo do corpo dele, passando pelo meu e indo embora e aquilo ficou na minha cabeça”.
Ouça a entrevista completa: