Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Forquilhinha celebra legado de Dra. Zilda Arns com homenagem especial

Cerimônia destacou a contribuição da fundadora da Pastoral da Criança para a sociedade

Por Redação Criciúma, 26/08/2025 - 19:22 Atualizado há quase um minuto
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O evento em Forquilhinha destacou homenagens à memória da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, reconhecendo o impacto de sua obra no Brasil e no mundo. A cerimônia, realizada nesta segunda-feira (25), no Oma Zita Hotel, contou com a presença do prefeito José Cláudio Gonçalves (Neguinho), do vice-prefeito Érico D'Amorim e de familiares da homenageada, como Lilian Arns e Dr. Nelson Arns. 

Após a abertura oficial e a execução do Hino Nacional e do Hino de Forquilhinha, a sessão iniciou com a leitura de ofício encaminhado pelo senador Flávio Arns, reforçando o simbolismo do momento. Em seguida, foram apresentadas e aprovadas por unanimidade duas moções de aplauso (nº 012/2025 e nº 013/2025), que destacaram a relevância do trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança e a contribuição da Dra. Zilda Arns para a transformação social e a defesa da infância.

O ponto alto da sessão foi a homenagem em memória ao legado de Zilda Arns. O Dr. Nelson Arns fez uso da palavra, destacando o compromisso da Pastoral da Criança com a promoção da vida e a inclusão social. Em seguida, também se pronunciaram Salvador Herencia, especialista em primeira infância; Lilian Arns, representando a Pastoral e o Seminário Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância; além do prefeito José Cláudio Gonçalves e do presidente da  Câmara, vereador Célio Alves Elias.

O Dr. Nelson Arns homenageou com lindas palavras a sua mãe Zilda Arns e falou sobre a Pastoral da Criança. "Parabenizo a Câmara de Vereadores. Mais que uma homenagem, é um reconhecimento que inspira e precisa ser levado adiante, pois apoia e dá esperança a muitas mães atendidas pela Pastoral da Criança", destacou.

Lilian Arns, representando o Instituto Arns, também fez o uso da palavra. "Lembrar de Zilda Arns é lembrar de um ícone, que sempre representou muito bem nossa cidade. Esse seminário é um tributo à ela, e juntamente com vários voluntários e ao município esse sonho saiu do papel e hoje estamos comemorando os 10º Seminário", disse.

O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, também parabenizou a todos os homenageados.  "A Dra. Zilda Arns plantou essa semente da Primeira Infância e já salvou muitas vidas, tanto pela Pastoral da Criança  quanto pelo Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância. Espero que continuemos a fazer a diferença em prol de todas as crianças do nosso município", frisou.

O presidente da Câmara, vereador Célio Alves Elias, também fez o uso da tribuna para destacar a importância dessas moções para o nosso município. "Foi uma Sessão Ordinária Especial muito importante, onde prestamos homenagem à Câmara de Vereadores de Forquilhinha e à doutora Zilda Arns, que, se estivesse viva hoje, completaria 91 anos. Também celebramos os 10 anos dos seminários realizados em nosso município, que com grande orgulho recebem autoridades para discutir políticas públicas voltadas à primeira infância. Além disso, destacamos os 40 anos da Pastoral da Criança, mostrando a preocupação de Forquilhinha e do Poder Legislativo com o futuro das nossas crianças, garantindo mais dignidade e esperança para o nosso país", ressaltou.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito