Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fonplata em Criciúma para encaminhar 17,2 milhões de dólares

Técnicos do fundo foram recebidos pelo prefeito Clésio Salvaro. Recursos serão aplicados em obras de mobilidade urbana
Por Redação Criciúma, SC, 04/06/2019 - 14:24 Atualizado em 04/06/2019 - 14:28
Fotos: Jhulian Pereira / Decom
Fotos: Jhulian Pereira / Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cumprindo as exigências e autorizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Administração Municipal está próxima de firmar a contratação de operações de crédito externo junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), no valor de US$ 17,2 milhões, para financiamento parcial de obras de mobilidade urbana em Criciúma.

Nesta terça-feira (4), o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, recebeu a visita de técnicos do Fonplata para analisar e realizar ajustes técnicos nos projetos relacionados às obras e discutir o andamento dos processos burocráticos no Ministério da Economia, em Brasília.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso, a expectativa é assinar o contrato de empréstimo junto ao Fonplata no próximo mês. "O processo que viabiliza o empréstimo está tramitando na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e precisa ser votado no Senado Federal. Depois, o município poderá contratar o empréstimo. O Fonplata vai alavancar grandes projetos de infraestrutura em Criciúma, beneficiando todos os moradores. Se o contrato for assinado em julho, o início dos trabalhos deve ocorrer no segundo semestre deste ano, com parte das obras do sistema binário da Avenida Santos Dumont e da Avenida Carlos Pinto Sampaio", explica.

Nesta quarta-feira (5), cumprindo agenda na capital federal, Salvaro visitará o Ministério da Economia para agilizar as questões burocráticas. O processo, antes de ser votado no Senado Federal, será avaliado por profissionais da Casa Civil da Presidência da República. "Nós trabalhamos muito para viabilizar este empréstimo internacional. O governo municipal vai realizar obras importantes, que vão melhorar a vida dos criciumenses. O sistema binário no bairro São Luiz é um sonho que vai se tornar real. Discutimos isso com os técnicos e conseguimos alinhar os próximos passos para agilizar os trâmites em Brasília", afirma Salvaro.

O sistema binário da Avenida Santos Dumont consiste na duplicação da principal avenida do bairro São Luiz e na revitalização de vias municipais. Conforme a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, a primeira etapa das obras está avaliada em R$ 38 milhões. "A etapa inicial corresponde na ampliação de pista da Avenida Santos Dumont até a rua Pinheiro Machado, que será revitalizada. A Avenida Carlos Pinto Sampaio, a rua Fioravante Benedet, parte da Avenida Imigrantes Poloneses e toda a Avenida Santos Dumont também serão revitalizadas na primeira etapa das obras", conta.

Empréstimo autorizado pela STN

Para a concessão de aval que visa efetivar a contratação de operações de crédito por estados e municípios, os órgãos públicos devem apresentar, como um dos pré-requisitos, dois conceitos A e um indicador B em três índices financeiros analisados pela STN: capacidade de endividamento, capacidade de poupança corrente e capacidade de liquidez. Dados da STN, disponibilizados no último mês, apontam que Criciúma fechou o biênio 2017/2018 com a nota B de capacidade de pagamento e pode contratar operações de crédito externo junto ao Fonplata.

"Não estávamos enquadrados nos critérios estabelecidos pela STN. Realizamos um trabalho fundamental e precisamos ajustar as finanças públicas da Prefeitura de Criciúma. Em 2016 e 2017, a nota de capacidade de pagamento de Criciúma era C. O conceito impedia a contratação do Fonplata. Depois de controlar os gastos públicos, melhoramos os indicadores e conseguimos nos enquadrar na nota B", comenta Cardoso.

Confira também:

Técnicos do Fonplata estão em Criciúma

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito