Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fazer trilhas é muito mais do que apenas caminhar

Do Avesso recebeu especialistas em turismo rural para um papo sobre natureza e aventura
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 08/05/2018 - 15:32 Atualizado em 08/05/2018 - 15:32
(foto: Luana Mazzuchello)
(foto: Luana Mazzuchello)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As atividades turísticas no meio rural existem desde a década de 1970, embora tenha ganho destaque nos últimos anos. Para comemorar o Dia Nacional do Turismo, celebrado em 8 de maio, o Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, recebeu as especialistas no assunto Cris Belarmino, Cris Conti, Josiani Ronsoni e Cleia Cimolin.

“Toda trilha a gente faz um planejamento antes de lançá-la. Tudo é feito com muita segurança, com guias cadastrados. É feito um termo de conhecimento de risco. Ninguém simplesmente chega lá e faz qualquer trilha de qualquer jeito”, afirmou a responsável pela Fazenda São Lourenço, de Siderópolis, Cris Belarmino.

Fazem parte do turismo rural atividades como andar a cavalo, pescar, fazer trilhas até cachoeiras, saborear a culinária campeira, acompanhar a ordenha da vaca e a colheita de produtos agrícolas. Santa Catarina foi o estado precursor da prática no Brasil, no início da década de 1980.

Também conhecido por agroturismo, tem o objetivo de permitir um contato direto com a natureza e com as tradições locais. “A nossa trilha é muito barulhenta, se pensa em ver um animal silvestre, ele corre. Não é simplesmente caminhar e deu, é resgatar a história”, contou a líder do Grupo Movimento, Josiani Ronsoni.

É recomendado nunca inaugurar um calçado em uma trilha, assim como não ir com calçado velho. Nesses locais a internet pode não pegar bem, mas é difícil ficar longe do celular. “A gente tira muitas fotos, mas ligar para alguém ou mandar mensagens é mais difícil”, disse Cris Conti.

Confirma o Programa do Avesso completo: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito