Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Faltam profissionais para aumentar os leitos no Hospital São José

Hospital conta com condições técnicas de instalar mais leitos de UTI, contudo faltam profissionais qualificados para o atendimento
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 23/11/2020 - 19:05
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A situação do Hospital São José de Criciúma está crítica em relação a pandemia de Covid-19. A quantidade de casos aumentando exponencialmente chama atenção da direção e dos entes públicos. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chega a 100% de ocupação. Outra preocupação é de que, apesar de o Hospital contar com condições estruturais para ampliar os seus leitos de UTI, faltam profissionais qualificados para esse atendimento. 

"A situação dos leitos de UTI no fim de semana e nesta segunda-feira está muito alta, com alguns momentos chegando a 100% de ocupação nos nossos 27 leitos para o SUS. Hoje, neste momento, temos apenas 1 leito disponível", afirmou o diretor técnico do hospital, Raphael Elias Farias, ao programa Ponto Final da Rádio Som Maior nesta segunda-feira, 23. 

Conforme Farias, na época que se classificava ser o auge da pandemia, em meados de julho, a ocupação de leitos gerais no hospital era de 74, agora está em 91 leitos ocupados. "É um número que realmente nos preocupa muito", contou. 

Falta de profissionais 

De acordo com o diretor técnico, o hospital conta com condições técnicas, como estrutura e equipamentos, para aumentar em mais 10 leitos de UTI o atendimento para a covid-19, contudo faltam profissionais qualificados, como médicos, enfermeiros e técnicos, para o atendimento desses novos 10 leitos. "Mais leitos precisam de mais profissionais trabalhando", comentou.

Apesar da ocupação, ainda não foram necessários encaminhar pacientes de Criciúma para outros hospitais da região. "Pode haver a necessidade de precisar de leitos e não termos aqui. Com isso, precisamos mandar esses pacientes para outros hospitais em outras cidades", completou

Suspensão das cirurgias eletivas

Para suprir a demanda de ocupação do Hospital São José, as cirurgias eletivas da unidade foram canceladas. "É uma medida para garantir que tenhamos espaço caso tenha necessidade", contou. 

Procura por atendimento

O Centro de Triagem de Criciúma, em frente ao Hospital São José, conta desde o fim de semana com momentos de fila para atendimentos. "Os pacientes tem procurado atendimento e a gente visualiza esse aumento. E isso ocorre em todas as unidades de saúde da região", afirmou Farias. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito