Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Exposição na Unesc traz memórias esquecidas dos 140 anos de Criciúma

Obras são da artista Lilian Barbon
Por Redação Criciúma, SC, 04/11/2020 - 19:17
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A história de Criciúma segue sendo contada na Unesc, e desta vez com elementos esquecidos na memória da região. A mão de obra feminina no trabalho carbonífero, a degradação do meio ambiente, a desapropriação de famílias e muitos outros fragmentos da trajetória municipal foram as inspirações da artista Lilian Barbon para criar a exposição fotográfica “Memórias Subterrâneas”.

O trabalho é o terceiro capítulo do projeto Exposições Temporárias, do Espaço Cultural Toque de Arte, contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). As obras já estão disponíveis para visitação no Espaço Cultural “Toque de Arte”, localizado no Bloco Administrativo da Universidade desde terça-feira (3/11). A abertura oficial, com a presença da autora ocorre nesta sexta-feira (6/11), com transmissão ao vivo em YouTube.com/UnescTV.

Conforme a mediadora cultural do Setor de Arte e Cultura da Instituição, Alice Meis, o trabalho faz um importante resgate do que não foi visto ou não é lembrado desde as primeiras décadas de Criciúma. “Memórias Subterrâneas compartilha por meio de fotografias um suspiro, uma reflexão sobre os anônimos e os silenciados”, destaca.

O projeto Exposições Temporárias também marca a comemoração dos 20 anos do espaço Cultural Toque de Arte. Esta é a criação número 130 a ser instalado no local. A organização da proposta foi realizada pela coordenadora do Setor Arte e Cultura Amalhene Baesso Reddig; pelos curadores Ana Zavadil e Daniele Zacarão, e pela mediadora Alice Meis.

Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas

O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019. Após ser selecionada pela iniciativa, a Unesc disponibilizou o edital número 076/2020, com a temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”, oportunizando aos artistas a participação.

O espaço Cultural Toque de Arte abre as portas da Universidade para artistas nacionais e internacionais, recebendo exposições coletivas e individuais dos diversos gêneros da arte. O acervo artístico da Instituição, organizado pelo Setor de Arte e Cultura, tem 243 peças, e é construído por meio de doações externas e obras deixadas como uma contribuição por cada artista expositor.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito