Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ex-secretária do MEC fala sobre o Novo Ensino Médio na Satc

Especialista em Educação, Maria Helena de Castro palestrou para professores e colaboradores
Por Redação Criciúma - SC, 11/06/2018 - 15:33 Atualizado em 11/06/2018 - 15:35
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio foi tema de palestra nesta segunda-feira (11), na Satc. A ex-secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena de Castro, conversou com professores e convidados e conheceu a estrutura da instituição.

Maria Helena debateu sobre o Novo Ensino Médio, já que a educadora coordenou a equipe que propôs as mudanças na BNCC do ensino fundamental e a reforma do ensino médio. Durante a visita, a ex-secretária explicou pontos que irão passar por discussões no Conselho Nacional de Educação. Além disso, explanou sobre a formação dos alunos neste novo modelo de educação.

"O aluno que irá sair deste ensino médio a ser implantado é mais curioso, teve a oportunidade de aprender para que serve o conhecimento construído em sala de aula. Este aluno vai para o mundo do trabalho preocupado com o meio ambiente, com a realidade ao seu redor, sai com uma visão muito mais holística do todo", destacou.

Instalações da Satc

Maria Helena gostou do que viu ao conhecer as esferas de ensino, laboratórios e projetos desenvolvidos na Satc. A professora aposentada conheceu o Inowattis, carro elétrico criado pela instituição, bem como esteve nos espaços destinados às disciplinas de Tecnologias Aplicadas.

"A Satc tem um potencial enorme de formar este aluno que se pretende formar, porque vocês aqui oferecem aprendizagem desde o infantil até o Mestrado Profissional, o que é extremamente positivo", lembrou.

O diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, afirmou que discutir um novo modelo educativo é uma necessidade urgente no país. "As coisas só mudam quando temos uma educação de qualidade em um mundo que muda tudo muito rápido", enfatizou.  

As BNCC

O Novo Ensino Médio tem como objetivo orientar os currículos e estabelecer habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da aprendizagem em cada uma das áreas.

A BNCC do ensino médio é organizada por áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Apenas as disciplinas de língua portuguesa e matemática aparecem como disciplinas obrigatórias para os três anos do ensino médio. Os alunos deverão cobrir toda a BNCC em, no máximo, 1,8 mil horas. O tempo restante deve ser dedicado ao aprofundamento no itinerário formativo de escolha do estudante.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito