Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Evento resgata história e conquistas da mulher negra

Encontro regional reuniu gerações na Unesc neste sábado
Por Redação Criciúma - SC, 21/07/2018 - 20:45
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Memórias de luta, superação e representatividade marcaram o "Encontro Regional de Mulheres Negras 30 anos: Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver" que aconteceu neste sábado, na Unesc. Gerações de mulheres negras foram convidadas pela Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade, em parceria com a ONG Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicencia (Munmvi) para promover conversas, destacar a importância delas no contexto histórico e político brasileiro e idealizar um documento representativo para a versão nacional do encontro que acontece em dezembro em Goiânia, Goiás.

Para a coordenadora da Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Damásio Vitório o momento foi muito importante para o movimento. "Ainda vivemos muitas injustiças, mas conquistamos nossos espaços. Acredito que somos responsáveis por estas mudanças e como mulheres e guerreiras vamos conquistar ainda mais", afirmou.

Quem também falou sobre a importância do evento foi a presidente da ONG, Maria Estela Costa da Silva, que também deu ênfase ao espaço cedido pela Unesc.  "O ato de estarmos dentro de uma Universidade mostra que a Unesc reconhece e valoriza nossa força. É uma grande conquista e nos deixa muito felizes. Agora, queremos contaminar mais mulheres com este sentimento e mostrar nossa força", enalteceu.

O evento contou ainda com resgates históricos e cantos. Em setembro, o grupo participará da etapa estadual, que também serve como preparação para o encontro nacional.

O encontro teve como tema "Mulheres negras movem o Brasil" e foi promovido em comemoração o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha (25) e também as três décadas do primeiro encontro. Em todo o país, eventos do gênero reuniram mais de 300 mil mulheres e abordaram assuntos como representatividade, discriminação, preconceito, desigualdade, luta e vitória de mulheres negras frente às dificuldades.

Secretaria da Diversidade

A Secretaria Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas foi lançada em junho pela Unesc, com objetivo de promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz. A ideia é fortalecer uma política institucional que articule ações junto ao ensino, pesquisa e extensão, a promoção de um diálogo permanente com a comunidade externa e interna sobre a valorização do respeito às diversidades. Além de Janaína a Secretaria também é coordenada pela psicóloga Rita Guimarães Dagostin.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito