Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Este retorno está sendo feito de forma irresponsável”, diz presidente do Siserp sobre volta das aulas

Atendimento individual e presencial iniciou nessa quarta-feira em Criciúma
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 22/10/2020 - 09:00 Atualizado em 22/10/2020 - 09:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma passou a receber, de forma individualizada, os alunos da Rede Municipal de Ensino desde essa quarta-feira, 21. Porém, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região não concorda com esta retomada. Para a entidade, profissionais e alunos são colocados em risco e faltou melhor encaminhamento com relação ao plano de contingência. “A gente até se surpreende com o retorno proposto pelo município. Por isso que na sala da secretária, os professores e a comunidade escolar estão em polvorosa, porque este retorno está sendo feito de forma irresponsável. A gente já vinha discutindo o plano de contingência durante um mês e meio, com reuniões virtuais e as duas últimas reuniões presenciais. O plano de contingência precisava ser aprovado, independente do retorno da aula ser agora ou em janeiro, ou fevereiro. Isso foi tranquilo de aprovar, a discordância de sete pessoas que estavam na reunião é que este retorno vai se dar apenas com a assinatura de um termo de compromisso emitido pelas escolas e aí as escolas particulares, porque o IFSC não volta, o Estado delibera pela sua Gerência Regional, então ficou a educação municipal, onde a secretária disse que ela é a única responsável que vai assinar este termo”, comentou o presidente em exercício do Siserp, Reginaldo de Oliveira Bernardo, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior.

Ele explica como acredita que deveria ser o procedimento. “Os planos de contingência da escola devem ser elaborados baseados no plano de contingência do município e o do município elaborado de acordo com o Estado que diz que o comitê regional tem que aprovar o municipal, o que ainda não foi feito e a maioria das escolas não tem o plano de contingência. Segunda-feira já teve que retornar profissionais para as unidades escolares e ontem já teve atendimento individual de alunos, e aí que tem o perigo que falamos, porque tem escola que ainda não recebeu o tapete higienizador, se chegou, não chegou o produto, tem a questão do álcool gel, a testagem”, salientou.

Para buscar alternativas, Bernardo disse que se reuniu com a promotora para tratar do assunto. “Reunião com a promotora trata destes assuntos. Do plano foi aprovado no comitê municipal, mas não tem avaliação homologada pelo comitê regional, não chegou às escolas, o retorno está baseado apenas no termo de compromisso da secretaria de educação. Tem escolas apavoradas como que está acontecendo e parece que tem uma sensibilidade do Governo do Município. A promotora se colocou solicita e vai pedir as informações ao município e atuar de acordo com o que diz a lei”, pontuou.

A secretária Municipal de Educação, Cristiane Fretta diz que o primeiro pensamento é na saúde. Primeiro de tudo pensamos na saúde e com todas as questões sanitárias sendo colocadas em prática. “Desde julho viemos pensando, montamos diretrizes, protocolos, estávamos com toda a documentação pronta para o atendimento presencial. Em setembro o Estado colocou um novo documento e nós temos que seguir. Todos os municípios precisariam montar as suas diretrizes e o fizemos com toda a responsabilidade e tempo hábil. O Estado fez uma formação e depois montamos o plano de contingência municipal que vale para o publico e o privado e já foi aprovado na sexta-feira, foi homologado. A lei diz que deve ser aprovado pelo comitê municipal e apenas apreciado pelo Estado, então enviamos para a Defesa Civil do Estado. Discordamos da posição do sindicato”, falou.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito