Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estado terá mais de 250 metas de gestão monitoradas por indicadores

Desafios foram lançados nesta sexta-feira pelo governador Carlos Moisés
Por Redação Florianópolis, SC, 28/06/2019 - 17:46 Atualizado em 28/06/2019 - 17:47
Foto: Maurício Vieira / Secom
Foto: Maurício Vieira / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Diminuir a evasão escolar, reduzir a mortalidade infantil, aumentar a transformação de serviços em canais digitais, coibir a violência doméstica, fortalecer o atendimento aos municípios e diminuir a burocracia na abertura de empresas. Esses são alguns dos mais de 250 objetivos para o qual o Governo de Santa Catarina está criando metas que deverão ser alcançadas pelos gestores de todas as áreas da administração pública. Nesta sexta-feira, o governador Carlos Moisés dedicou a maior parte do dia para debater com as equipes técnicas e os secretários Jorge Eduardo Tasca (Administração) e Naiara Augusto (Integridade e Governança) os detalhes finais do sistema de avaliação de governo.

De acordo com Moisés, é dever do Estado trabalhar com metas, da mesma forma como faz a iniciativa privada.  A gestão por resultados. "Nós validamos um modelo de avaliação de desempenho com todos os indicadores. Ou seja, a gente traça uma meta, determina uma nota para cada item avaliado e verifica se os objetivos estão sendo atingidos ou se precisamos rapidamente fazer correções na forma de tratar cada questão", explica.

Conforme o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, muitos dos indicadores envolvem trabalho integrado entre diversas áreas. É o caso, por exemplo, da redução da violência contra a mulher, que diz respeito à segurança pública e ao desenvolvimento social. "Construímos um modelo de avaliação que possa captar todos os objetivos e indicadores de desempenho que vão comprovar o alcance de cada um desses itens. Utilizamos uma metodologia científica para este fim e vamos poder mensurar a evolução e os resultados que o cidadão espera do Governo", detalha o secretário. 

As secretarias de Administração e de Integridade e Governança agora trabalham para finalizar o modelo de avaliação, já levando em consideração os ajustes determinados pelo governador na reunião desta sexta-feira.

Após a finalização do modelo, caberá à Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) o monitoramento dos indicadores. "O próximo passo será a edição de um decreto que determina o compartilhamento de todas as bases de dados para que possamos fazer os índices e o acompanhamento", antecipa Naiara.

As mais de 250 metas estão organizadas em quatro grandes áreas: gestão pública, infraestrutura e mobilidade, desenvolvimento econômico e sustentável, e desenvolvimento social.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito