Com uma abordagem que mistura o contemporâneo e o analógico, a peça #Juntos encantou mais de 150 alunos do Bairro da Juventude e membros da comunidade de Criciúma, ao abordar a transição da adolescência para a vida adulta em meio aos desafios do mundo digital e da informação. A iniciativa reafirma o compromisso da Fundação Sicredi com a educação e a cultura. A apresentação foi realizada na tarde de terça-feira (7), no Teatro do Bairro da Juventude.
Com texto da dramaturga Dedé Ribeiro e direção do premiado Daniel Colin, #Juntos trata de forma leve e descontraída as transformações vividas pelos jovens ao se prepararem para o futuro. "Eu gostei muito da peça porque ela fala de um tema atual, o uso da tecnologia. Já o assunto sobre finanças e dinheiro ajuda a entender mais sobre planejamento, o que é bem importante para nós por conta do programa de menor aprendiz. É um passo a mais para a vida adulta", comentou Miguel, de 13 anos, um dos estudantes presentes.
A apresentação reforça, ainda, o compromisso da Fundação Sicredi em promover educação e desenvolvimento nas comunidades onde as cooperativas atuam. "Em ações como essa, levamos conhecimento de uma forma leve e que gera identificação com o público. Esse é o cooperativismo na prática, atuando em conjunto com as comunidades para gerar impacto positivo nos locais em que atuamos", afirmou a assessora de Programas Sociais da Sicredi Sul SC, Rafaela Trombin.
O presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, também ressaltou a importância da iniciativa e do papel do Sicredi na valorização da cultura e da educação.
"O Sicredi tem como propósito cooperar para o desenvolvimento das pessoas e das comunidades. Apoiar ações culturais como essa é uma forma de fortalecer valores que acreditamos: a união, a solidariedade e o aprendizado contínuo. Ficamos muito felizes em ver jovens participando, refletindo e construindo, desde cedo, um olhar mais coletivo e responsável sobre o futuro", afirmou.
O espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura, Fundação Sicredi e Liga/DUX Produções, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Todas as sessões contam com acessibilidade em audiodescrição (AD) e Libras, realizadas pela OVNI Acessibilidade Universal. O espetáculo, que tem entrada gratuita, percorrerá 29 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no segundo semestre de 2025. Criciúma foi a primeira cidade do estado catarinense a receber a apresentação.
Sobre a Fundação Sicredi
A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural Sicredi, conhecida como Fundação Sicredi, foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a essência do cooperativismo no desenvolvimento do Sicredi.
Como organização da sociedade civil, dedica-se à estruturação e ao desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de formação de lideranças cooperativistas, implementados pelas cooperativas em todo o Brasil.
Essas ações buscam ampliar o impacto positivo junto aos associados e às comunidades onde o Sicredi está presente.
Sobre a Sicredi Sul SC
A Sicredi Sul SC é uma das Instituições Financeiras Cooperativas que integram o Sistema Sicredi, um modelo que une solidez nacional e atuação local. A cooperativa está presente no sul de Santa Catarina há mais de 25 anos, promovendo desenvolvimento econômico e social por meio do cooperativismo financeiro. Hoje, atua com mais de 70 mil associados, está presente em 45 municípios e conta com 28 agências físicas, entre Passo de Torres e Imbituba.