O Porto de Laguna, estadualizado desde 2019 pela SCPar, está estudando possibilidades de melhorias. Dentre elas, está a oportunidade de a estrutura passar a receber navios de passageiros. A informação foi confirmada por Christiano Lopes, diretor-presidente do Porto de Laguna e do Porto de Imbituba, durante uma entrevista ao Programa Adelor Lessa, na última semana.
Para entender melhor a situação, será necessária a realização de um estudo para avaliação das possibilidades para melhorias no porto, que atualmente possui atividade amplamente pesqueira.
LEIA MAIS
- Governo autoriza R$ 5 milhões para elaboração de projetos para o desenvolvimento do Porto de Laguna
- [Áudio] Porto de Imbituba projeta movimentar até 15 milhões de toneladas nos próximos anos
- [Áudio] DNIT deve detalhar valores dos túneis no Morro dos Cavalos em dezembro
"O Porto de Laguna pode virar um grande estaleiro, uma grande marina, pode melhorar a sua operação pesqueira. Pode, inclusive, dependendo do trabalho que ele está fazendo, receber navios de passageiros", destacou. "A gente precisa saber a capacidade máxima de profundidade e a capacidade de caixa que o Porto de Laguna tem, qual é a profundidade de navios que vão poder aportar", avalia.
Segundo o presidente do porto, foram contratados dois projetos, de dragagem e de drenagem da barra de entrada. "Muitos barcos deixavam de entrar no fundo de Laguna pela condição da entrada da barra, e a gente está melhorando isso. Vamos fazer uma dragagem emergencial, estamos preparando melhor os nossos armazéns para atender", cita. Conforme Lopes, a obra poderá servir, também, para os moradores da região do Rio Tubarão.
Ele acredita que os resultados já irão aparecer a partir do ano que vem. "Resultados de grande impacto para a cidade de Laguna, como uma marina, ou um estaleiro, ou navios de passageiros, vai ser necessário esperar concluir o estudo, que estão sendo realizados, e devem ser entregues no decorrer de 2026", finalizou.
Ouça o que disse o diretor-presidente do Porto de Laguna:
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!