Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Porto de Laguna estuda possibilidade de receber navios de passageiros

Segundo o presidente do porto, resultados de grande impacto devem ser entregues no decorrer de 2026

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 30/11/2025 - 07:05
Foto: Reprodução/Instagram/@portodelaguna
Foto: Reprodução/Instagram/@portodelaguna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Porto de Laguna, estadualizado desde 2019 pela SCPar, está estudando possibilidades de melhorias. Dentre elas, está a oportunidade de a estrutura passar a receber navios de passageiros. A informação foi confirmada por Christiano Lopes, diretor-presidente do Porto de Laguna e do Porto de Imbituba, durante uma entrevista ao Programa Adelor Lessa, na última semana. 

Para entender melhor a situação, será necessária a realização de um estudo para avaliação das possibilidades para melhorias no porto, que atualmente possui atividade amplamente pesqueira.

LEIA MAIS

"O Porto de Laguna pode virar um grande estaleiro, uma grande marina, pode melhorar a sua operação pesqueira. Pode, inclusive, dependendo do trabalho que ele está fazendo, receber navios de passageiros", destacou. "A gente precisa saber a capacidade máxima de profundidade e a capacidade de caixa que o Porto de Laguna tem, qual é a profundidade de navios que vão poder aportar", avalia.

Segundo o presidente do porto, foram contratados dois projetos, de dragagem e de drenagem da barra de entrada. "Muitos barcos deixavam de entrar no fundo de Laguna pela condição da entrada da barra, e a gente está melhorando isso. Vamos fazer uma dragagem emergencial, estamos preparando melhor os nossos armazéns para atender", cita. Conforme Lopes, a obra poderá servir, também, para os moradores da região do Rio Tubarão.

Ele acredita que os resultados já irão aparecer a partir do ano que vem. "Resultados de grande impacto para a cidade de Laguna, como uma marina, ou um estaleiro, ou navios de passageiros, vai ser necessário esperar concluir o estudo, que estão sendo realizados, e devem ser entregues no decorrer de 2026", finalizou.

Ouça o que disse o diretor-presidente do Porto de Laguna:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito