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Especialista dá dicas de como utilizar o WhatsApp para vendas comerciais

Ferramenta tem sido importante para alcance de muitas empresas durante o isolamento social
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 07/05/2020 - 15:09 Atualizado em 07/05/2020 - 15:11
Foto: reprodução
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O mundo estava caminhando para uma transformação digital já há algum tempo, e o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus acabou impulsionando esse movimento. Muitas empresas que não estavam inseridas no digital tiveram que se adequar para atender um público que, agora, está massivamente em casa. O professor e consultor de Marketing Digital, Helton Magalhães Cruz, dá dicas de como usar o WhatsApp e outras mídias para melhorar as vendas comerciais.

Antes de se colocar o atendimento no WhatsApp, é preciso que o empresário analise o modelo de negócios da própria empresa diante desse contexto de pandemia, verificando se há ou não demanda de serviços - já que, para um segmento que não tem procura nesse período, o aplicativo pode acabar não sendo a grande solução.

Criado um WhatsApp para atendimento, é preciso saber divulgar este contato. “O Whats é um canal fantástico para fazer atendimento de vendas, só que se a empresa não divulgar esse número através de redes sociais como Facebook e Instagram ou o próprio site, não haverá demanda”, disse o especialista.

Muitas empresas atuam em diversas mídias sociais realizando, basicamente, o mesmo trabalho de atendimento e divulgação em cada uma delas. “Estudos de neuromarketing comprovam que quando você dá muita opção para o cliente, ele se dispersa”, comentou Helton. “Então se a empresa só enfatizar a divulgação de sua comunicação através do WhatsApp, consecutivamente vai receber mais contatos ali”, complementou.

A segunda dica, de acordo com o especialista, é ter um bom banco de imagens de seus produtos para então anunciá-los através do próprio aplicativo de conversas. Isso porque o cliente que está conversando, em um primeiro momento, com o atendimento através do WhatsApp pode não ter uma visualização do que ele de fato está comprando - algo que pode ser solucionado com uma foto ou um pdf de apresentação comercial dos produtos.

Trabalhar em muitas redes sociais ao mesmo tempo 

Helton afirma que trabalhar com atendimento em muitas redes sociais ao mesmo tempo é um erro que muitas empresas cometem. “Querem entrar no mundo digital e saem atirando para tudo que é lado, criam canal no Instagram, Facebook, Linkedin”, disse. Mas antes de tomar essa decisão é muito importante fazer uma pesquisa para descobrir onde os seus clientes estão”, emendou.

Para atuar no digital, a empresa precisa compreender o próprio segmento de mercado que está inserida para, então, saber as redes sociais que mais atingem os seus clientes e focar suas divulgações nestas ferramentas. A maneira mais fácil de se fazer isso, muitas vezes, é através de uma pesquisa rápida. “Pergunte para os seus clientes: quais redes sociais vocês mais costumam utilizar? e defina”, comentou Helton.
 

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