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Escolas de Araranguá participarão de projeto do curso de medicina da UFSC

Serão quatro instituições da Gered beneficiadas, com dinâmica realizada entre outubro e novembro
Por Redação Araranguá - SC, 20/06/2018 - 17:39 Atualizado em 20/06/2018 - 17:44
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

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Quatro escolas estaduais localizadas em Araranguá farão parte de um projeto piloto desenvolvido e aplicado pelo curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC Campus Araranguá). A ação foi tema de uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (20), no gabinete da 21ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).

Participaram do encontro gestores da Gerência Regional de Educação (Gered), entre eles a gerente Celina Hobold da Rosa, a supervisora Cleusa Maria Felisberto Tavares e os técnicos Márcia Aparecida Machado João e Tiago Baltazar Pereira (coordenador regional do NEPRE – Núcleo de Educação e Prevenção), e representantes das escolas estaduais inseridas no Projeto, com a professora do curso de medicina da UFSC, Melissa Negro Dellacqua, acompanhada de outros professores da Universidade.

O projeto será desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino médio e professores das EEBs Araranguá, Dolvina Leite de Medeiros, Bernardino Senna Campos e Maria Garcia Pessi. A primeira etapa, que acontecerá neste segundo semestre de 2018, consistirá na realização de uma dinâmica/diagnóstico social, que será aplicado nos dias 31 de outubro e 7 de novembro.

Segundo a professora Melissa Negro Dellacqua, as ações vêm cumprir as diretrizes curriculares nacionais do curso de medicina. “São ações que estão implementadas no currículo dos alunos da universidade e vão ocorrer dentro do módulo de comunidades, onde neste primeiro semestre, os alunos irão duas vezes para estas quatro escolas e levantarão as necessidades, fazendo um diagnóstico de possíveis problemas que os adolescentes enfrentam, como por exemplo a questão do álcool, das drogas, da violência, da gestação na adolescência, dentre tantos outros”.

Melissa destaca será feito um diagnóstico das prioridades, com ampla discussão entre a Universidade, a Gered e as escolas, e a partir do primeiro semestre de 2019, serão implementadas ações para que, de alguma forma, estes problemas sejam minimizados, seja através de palestras, trabalhos de conscientização ou outros meios. “O curso é baseado nos ciclos de vida, por isso, inicialmente, as ações são voltadas a este público da adolescência”, concluiu.

A primeira turma do curso de Medicina da UFSC/Araranguá terá ingresso por vestibular, com a realização das provas nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2018, e início do curso no segundo semestre de 2018.

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