Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Escassez de mão de obra solucionada nas salas de aula 

Parceria entre IFSC e setor econômico de Araranguá vem resolvendo a carência de profissionais especializados 
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 07/04/2022 - 16:03 Atualizado em 07/04/2022 - 16:45
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A economia de Araranguá é bastante diversificada e com destaque no extremo Sul catarinense. Os setores vão desde o agrícola até o têxtil. Mas quanto maior as empresas vão se tornando, mais mão de obra elas precisam. Preparar os possíveis futuros colaboradores acaba dispendendo muitos recursos e tempo. Por isso a parceria com o IFSC, firmada há mais de 14 anos, propicia um crescimento sustentáveis dessas empresas. Uma aliança que reflete em arrecadação para o município, impulsionada pelo amadurecimento e solidez do mercado. 

Foco na economia regional

Para atender a demanda crescente os desafios são constantes, como explica Jaqueline da Rocha, coordenadora de Relações e Comunicação Externa da IFSC. 

“O IFSC está em Araranguá desde 2008 e de lá para cá formamos um número bem grande de pessoas para o mercado de trabalho local. O IFSC antes de se instalar nas regiões, hoje são 21 cidades no Estado todo, faz um estudo do arranjo produtivo do local. Nesse processo é feita uma pesquisa de mercado junto aos empresários e todo o ramo econômico da região, para ver qual é a demanda ou o principal carro chefe. A partir daí são criados então cursos focados para atender essa demanda. Claro que o mercado sempre vem se modificando, seja pelas novas tecnologias, novas demandas ou profissões que estão surgindo e por isso mantemos contato direto (mercado) para uma restruturação dos nossos cursos, caso necessária. Um exemplo foi o curso técnico de produção de moda que, após reestruturado, virou curso superior de tecnologia e design de moda”.

Oportunidade 

E a oportunidade também é constante, basta os interessados darem o primeiro passo. “Precisa pagar alguma coisa para estudar no IFSC? A resposta é não. Temos vários cursos de qualificação profissional, técnicos, superiores, pós-graduação e ensino médio. O sistema de ingresso, que é a forma de entrada, é por editais por ser uma instituição pública. Esses editais são publicados em períodos específicos do ano para que as pessoas possam se escrever. Nesse momento nós estamos com dois editais publicados para vagas remanescentes. Vagas que não foram preenchidas lá no começo do ano por algum motivo", comentou Jaqueline.

Ela informou para quais cursos são as vagas em questão. "São para os cursos técnicos de produção de moda, que tem duração de um ano e acontece no período da tarde, e o curso técnico em têxtil, que é a noite e tem duração de um ano e meio. Para participar da seleção o aluno precisa ter concluído o ensino médio. Essas vagas não passam pelo que chamamos de sorteio público, que via de regra é como se dá o ingresso em quase todos os nossos cursos, exceto o superior. Se o candidato preenche os pré-requisitos de documentação o início é imediato. Fez a matrícula hoje, amanhã mesmo já começa o curso", detalhou.

A coordenadora ponderou que são poucas vagas, e que devem ser preenchidas rapidamente. "Também temos vagas remanescentes para dois cursos superiores. Um é de licenciatura em física, com duração de quatro anos, e o curso de design de moda, com duração de dois anos e meio. Para fazer esses cursos com início imediato o que o aluno precisa? Ele precisa comprovar que fez o Enem do ano de 2011 para cá, e que não tenha zerado na redação. Junta os documentos de comprovante de escolaridade com os do Enem e encaminha para nós aqui no campus. Tem o formulário eletrônicos no site do IFSC, mas se o aluno quiser pode vir até aqui que a gente dá as orientações. Da mesma forma, documentação certa hoje, amanhã já começa a aula”, completou.

Campus Araranguá

Atualmente o IFSC de Araranguá conta com mais de mil alunos e tem uma estrutura de 7,5 mil metros quadrados. A instituição é cada vez mais requisitada pelos empresários que buscam profissionais especializados para completar o quadro das empresas.   

“Aqui são 32 laboratórios, nas áreas de eletromecânica, têxtil, moda e licenciatura em física. Para manter tudo isso é um desafio muito grande. Temos um orçamento ordinário na média R$ 1,9 milhões para arcara com as despesas de funcionamento, energia elétrica, serviço de limpeza e insumos para os laboratórios, por exemplo. Ao longo do tempo vamos tendo uma demanda cada vez maior logicamente. Por isso muitas vezes conseguimos complementar esse orçamento com recurso de emendas parlamentares, isso para garantir a manutenção de toda essa estrutura, para atender essa demanda da região”, explica Daniel de Lima, chefe de administração do IFSC Araranguá.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito