Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda porque os sites dos municípios estão fora do ar (VÍDEO)

Ataque de hackers derrubou portais de diversas cidades catarinenses
Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 01/12/2021 - 15:44 Atualizado em 01/12/2021 - 15:51
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um ataque de hackers derrubou os sites dos municípios catarinenses que utilizam a plataforma da Fecam. Atualmente, a entidade está em fase de atualização dos sites, estes que já estão em novo formato não sofreram as consequências da ação. Na região, por exemplo, isso acontece com Urussanga, que segue no ar. “Fornecemos uma plataforma que atende as necessidade dos municípios com publicações e notícias. A plataforma tem uma base, com sistema de informação hospedadas em servidor. Estamos em fase de atualização, mas não deu tempo de atualizar estes sites que ficaram fora do ar”, comenta o  coordenador administrativo e financeiro da Fecam, Thiago Moraes.

Ainda segundo ele, esta é uma situação estadual. “O ataque ainda estava acontecendo quando decidimos bloquear o acesso ao servidor. Identificamos e fizemos o levantamento do que realmente aconteceu para tirar os sites do ar e vimos que mudou somente a página inicial dos sites. Ao acessar, ela redireciona para onde tem aquela mensagem que está circulando nas redes, até de cunho político”, relata.

Confira também:

Presidente da Fecam grava mensagem sobre ataque hacker

A equipe da federação segue atuando para reverter o transtorno e colocar os portais novamente no ar. “Todos os dados estão intactos. Restauramos o backup e tomamos as medidas preventivas. Os serviços oferecidos internamente no município, os sistemas internos, não têm relação e não sofrem com este ataque. Também não houve vazamento de dados das prefeituras. Estamos trabalhando para restaurar e ativar os portais, então esperamos que em breve os portais voltem ao normal gradualmente”, finaliza.

Confira a nota da Fecam na íntegra:

 

Alguns dos sites dos municípios, associações e consórcios fornecidos pela FECAM foram atacados nesta madrugada de quarta-feira (01). Os criminosos divulgaram mensagens de cunho ofensivo, com teor político e defendendo medidas contrárias às recomendações de proteção contra a disseminação da Covid-19. A FECAM é uma defensora intransigente da vacinação e das medidas protetivas.

 

Como resposta a este ataque a FECAM bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva, para aplicação de segurança. Tanto a equipe interna quanto os parceiros externos, estão trabalhando para solucionar o problema da maneira mais breve possível. Novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, concentrado apenas no sistema antigo. Vale destacar que já estava em processo uma migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios.

 

Todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades civis e criminais do ato estão sendo tomadas pela FECAM. Informamos ainda que até o momento somente as páginas iniciais dos portais foram afetadas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito