Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda como vai funcionar a reforma administrativa de Santa Catarina

Nova forma de gestão deve ser protocolada na próxima semana
Giovana Bordignon e Stefanie Machado Florianópolis, SC, 09/01/2023 - 18:03
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo de Santa Catarina passará por uma reforma administrativa que deve ser protocolada na próxima semana. Para imprimir a nova forma de gestão, o governador Jorginho Mello pretende realizar uma medida provisória, que está sendo elaborada desde 30 de dezembro.

Dentre as prioridades do governador, estão unir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, recriar a Secretaria de Planejamento e criar uma Secretaria Executiva de Relações Governamentais.

“O que já é consenso é a divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável na parte de indústria, comércio e serviço em uma única secretaria. A parte sustentável, vira a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde. Isso já está fechado e não tem mais volta”, anunciou o chefe da Casa Civil do Estado, Estener Soratto (Sorattinho).

Segundo ele, a recriação da Secretaria de Planejamento é outro ponto indiscutível. A pasta existiu por muitos mandatos em Santa Catarina e existe em vários estados, o objetivo do governador é ter uma repartição que pense e planeje o governo, pelo menos, nos próximos quatro anos.

Outro ponto seria a Secretaria Executiva de Relações Governamentais. “O objetivo de criar é para que haja interlocução entre as secretarias e maior controle das atividades delas. Porém, o governador fez um pedido para nós na elaboração deste texto para que não houvesse acréscimo de despesas e trabalhássemos com aquilo que já existe”, explicou Sorattinho.

Conforme o chefe da Casa Civil pontuou, o que ainda deixa dúvidas, hoje, é referente a necessidade de criar a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Atualmente, elas são tratadas como Fundações na Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina).

Meio Ambiente como fomento ao Turismo

Uma área em vista do atual governo é o Meio Ambiente, questão diretamente ligada ao estado de SC, não só pelo litoral, mas também pela Serra. Para Sorattinho, uma secretaria daria um foco maior a problemas enfrentados na pasta e traria novos frutos relacionados ao tTismo, por exemplo.

“Na nossa região Sul, nós deixamos de ter um equipamento turístico importantíssimo, o famoso Skyglass, por problemas de liberação, demora de apresentação de uma certidão ambiental e o empresário optou por ir para Canela/RS. Perdemos um equipamento que fomentaria o turismo na Serra Catarinense”, lamentou.

Secretaria de Portos e Aeroportos segue em avaliação

Por fim, uma secretaria que, possivelmente, pode surgir no Governo Jorginho Mello, é a Secretaria de Portos e Aeroportos. O objetivo seria dar mais atenção ao setor, já que, para o chefe da Casa Civil, portos e aeroportos do estado têm condições de ser mais atuantes do que são hoje.

“Essa também é uma secretaria que ainda há buscas. Algumas pessoas que são especialistas na área, tiveram uma preocupação que talvez a secretaria pudesse engessar o setor. Então isso está sendo avaliado. No momento que eles devolverem essa análise, a gente segue para a criação dela, ou não”, concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito