Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda como funcionam as pesquisas eleitorais

IPC utiliza o sistema de amostragem por domicílio, descartando os primeiros resultados
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 06/10/2018 - 14:03
(foto: Denis Luciano)
(foto: Denis Luciano)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em época de eleições são divulgadas diversas pesquisas mostrando a intenção de votos seja para senadores, governadores ou presidente da República. Mas você sabe como funciona esse sistema? Durante o programa especial "Esperando as Eleições" exibido pela Som Maior, o presidente do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), Renato Rampinelli, explicou que é feito ao longo de dois ou três dias, eliminando os primeiros resultados.

 “A margem de erro é conforme a amostra da pesquisa, quando maior, menor o erro. Se fizermos uma dessa de 625 que dá pouco mais de 3%, se fizermos em Nova Veneza dá o mesmo, se for em São Paulo também”, afirmou Rampinelli. O IPC está realizando pesquisa também em Mato Grosso, sempre buscando dados por telefone.

Quando a pesquisa é para presidente da República, eleitores de todos os estados participam. “A nível nacional, tu só faz um recorte da região, é claro que sempre as maiores cidades vão permanecer na amostra. Em Santa Catarina não tem como fazer em Blumenau, Chapecó, é pego algumas cidades pequenas aleatoriamente junto com todas as capitais do país”, contou Rampinelli.

Tags: ipc pesquisa

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito