O fornecimento de energia elétrica já foi restabelecido nos bairros Rio Maina, Vila Francesa, Metropol e Vila São José, em Criciúma, após um curto-circuito, registrado na tarde dessa terça-feira (20), em uma empresa de geração de energia. O problema causou a interrupção no abastecimento de 5.360 unidades consumidoras, conforme informou o gerente regional da Celesc, Marcelo de Oliveira.
A interrupção durou cerca de 30 minutos, mas o processo de recuperação foi impactado por fatores externos. “Demorou um pouco mais por conta do trânsito e da chuva, e porque algumas sinaleiras foram afetadas na região da Francesa”, explicou Oliveira.
O gerente destacou que o sistema de proteção da Celesc atuou de forma preventiva, evitando maiores prejuízos à rede elétrica. “Temos sistemas de proteção que atuam automaticamente quando alguma avaria é detectada na rede. Eles desligam o fornecimento por segurança. Após identificarmos o problema em uma unidade consumidora específica, isolamos essa unidade e restabelecemos o fornecimento de energia para o restante da rede”, detalhou.